Posicional ou funcional? Tite não comenta estilo de jogo que irá utilizar no Flamengo

17/10/2023, 08:04
Tite em treinamento do Flamengo no Ninho do Urubu; treinador não revelou estilo de jogo que pretende adotar

Tite concedeu sua primeira entrevista coletiva como técnico do Flamengo nessa segunda-feira (19). O ex-treinador da Seleção Brasileira chega ao clube rodeado de expectativas e exaltou a possibilidade de disputar todos os títulos, mas não respondeu questão que gerou discussão no clube nos últimos anos: se irá aplicar estilo de jogo funcional ou posicional.

O jogo de posição é pautado por alguns princípios, como a de posições bem definidas em campo, compactação e busca por superioridade. Além disso, a valorização da posse de bola e a alta quantidade de passes são características de um ataque posicional clássico.

Leia mais: Tite revela conversa com Gabigol sobre ausência na Copa do Mundo

Já o jogo funcional, conceito ainda raso na área acadêmica, é visto como uma ideia antagônica onde jogadores se agrupam onde está a bola e há movimentação constante.

A atual geração do Flamengo brilhou na temporada de 2019 sob o comando de Jorge Jesus, adepto do jogo funcional. Desde então, a maioria dos treinadores que aplicaram jogo de posição tiveram dificuldades em fazer a equipe praticar um bom futebol e sofreram muitas críticas dos torcedores: Vitor Pereira, Paulo Sousa, Domenec e Jorge Sampaoli. A exceção foi Rogério Ceni, que também foi muito criticado, mas deixou o clube com o título do Brasileiro.

Dessa forma, os rubro-negros esperam que Tite repita o que fez no Corinthians e nos outros clubes que trabalhou e escolha o estilo funcional. Apesar de não ter sido questionado sobre o assunto, o treinador afirmou que tem que se adaptar ao elenco e indicou que incialmente tentará deixar os atletas confortáveis em campo.

“O jogo é mecanismo vivo. Mas parte de alguns princípios. Historicamente, o Flamengo tem no DNA ser criativo e ofensivo. O técnico tem que se adaptar aos atletas, à equipe, e ao clube. Não o contrário.”

O comandante já trabalhou com 11 jogadores do atual elenco na seleção, o que certamente facilita a adaptação. Por outro lado, Tite utilizou jogo de posição durante a maior parte de sua passagem como técnico do Brasil e, portanto, entende que os atletas rubro-negros podem render nos estilo de jogo.

Tite fala sobre resgate do Flamengo de 2019

Outra resposta que ajuda a indicar qual caminho o treinador irá seguir no Flamengo foi sobre a temporada de 2019. Adenor lembrou conversa com Zico e falou sobre resgatar o DNA rubro-negro em campo.

“Numa conversa que tivemos com o Zico, esse senso criativo, essa capacidade de agredir o adversário sendo contundente, procurando o gol, infiltrando, finalizando… faz parte do conjunto. O Dorival não tinha o Bruno, agora o Bruno em um grande momento, e vai depender desses momentos individuais. Depende desse contexto todo. O campo fala, às vezes esconde (risos), mas normalmente fala”, respondeu Tite.

Contudo, vale destacar que Tite comentou sobre a postura dos jogadores e a tentativa de sempre pressionar o adversário. O treinador não citou o especificamente o estilo de jogo de Jorge Jesus ou Dorival Júnior ao comentar sobre o DNA do clube.

Qual estilo de jogo Tite vai adotar no Flamengo?

O MRN procurou analistas táticos e perguntou o que esperar do Mengão sob novo comando. Raphael Rabello, do canal “Falando de Tática” explica Tite não pode ser considerado adepto do jogo de posição. Contudo, passou a utilizar alguns conceitos da ideia posicional nos últimos anos.

O ataque da seleção, por exemplo, apresentava os conceitos: amplitude máxima, vantagem qualitativa (explorando os pontas no um contra um) e ocupação dos espaços. De acordo com Tite, a ideia deixar o jogo mais confortável para atletas os atletas que atuam na Europa e são maiorias nas convocações.

Dessa forma, o analista entende que o ideal é que Tite manter a objetivo de deixar os atletas confortáveis em campo. Assim, se adapte ao estilo dos jogadores do Flamengo e jogue da maneira que mais fez sucesso nos últimos anos .

PVC projeta primeiras escalações do treinador

Por outro lado, o jornalista Paulo Vinícius Coelho entende que o treinador irá replicar no Flamengo o que fez na seleção nesse primeiro momento. Dessa forma, deve escalar o time com formação 4-1-4-1, promover o retorno de Everton Ribeiro ao time titular e prezar por um time que tenha a posse de bola e troque muitos passes.

“O Tite pode fazer outra formação, completamente diferente, mas ele tem partido do 4-1-4-1. Então, imagino que ele faça uma linha de quatro; Pulgar ou Thiago Maia; Everton Ribeiro, De Arrascaeta, Gerson e Bruno Henrique; Pedro na frente. Por que Pedro na frente? Porque o Pedro é centroavante de fazer pivô, de fazer o time chegar, de fazer a parede, esperar o Arrascaeta entrar, esperar o Bruno Henrique se infiltrar, fazer a preparação e também virar para dentro do gol.”


Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.