No Porto, Otávio encontrará Wendel Silva, herói do Fla na Copinha 2018

29/01/2024, 13:31
Wendel coma a camisa do Porto em sua apresentação; Atacante revelado pelo Flamengo irá encontrar Otávio

Revelado pelo Flamengo, o zagueiro Otávio está em alta no futebol português deve ser oficializado como reforço do Porto nos próximos dias. No novo clube, o defensor irá reencontrar companheiro de categorias de base do Mengão. Trata-se do atacante Wendel Silva, autor do gol do título da Copinha de 2018.

Apesar da diferença de idade de dois anos, Wendel (23) e Otávio (21) atuaram juntos na base do Flamengo entre o fim de 2019 e o início de 2020. Com os dois em campo, o Fla disputou oito partidas, com sete vitórias e uma derrota. A dupla fez parte das campanhas de título do Brasileirão e da Supercopa na categoria sub-20. Agora, poderão reeditar parceria no futebol europeu.

➕: Gerido pelo Fla, Maracanã é criticado por Abel Ferreira em ponderação sobre casa do Palmeiras

Wendel Silva está no Porto desde 2022 e busca seu espaço no time principal. O atleta atua pela equipe B do clube, que disputa a segunda divisão, e está vivendo grande fase. Ele tem 12 gols e 8 assistências em 16 partidas do campeonato, média de 1,25 participação direta por jogo. Assim, pode receber oportunidades no time de cima.

Foi justamente o que aconteceu na última temporada. Com bons números no time B, o atleta foi acionado para partida da equipe principal. Contudo, entrou em campo apenas uma vez e não foi mais chamado pelo técnico Sérgio Conceição.

Já Otávio vive situação diferente. O defensor é destaque do Campeonato Português com a camisa do Famalicão e chegará para brigar por vaga no time titular. Afinal, o Porto vendeu  David Carmo e não poderá contar com Iván Marcano, que se recupera de lesão, por mais alguns meses. Além disso, aos 40 anos, Pepe precisa de planejamento especial para aguentar a temporada.

Wendel e Otávio receberam poucas chances no Flamengo

A dupla de Garotos do Ninho teve trajetória muito similar nos profissionais do Flamengo. Destaques na base, os atletas entraram poucas vezes em campo e deixaram o clube ainda muito jovens rumo ao futebol europeu.

O atacante teve passagem bem-sucedida pela base onde conquistou sete títulos: a Supercopa do Brasil (2019), o Campeonato Brasileiro sub-20 (2019), Copa São Paulo de Futebol Júnior (2018), o Campeonato Carioca (2018 e 2019) e a Taça Otávio Pinto Guimarães (2018 e 2019). Sendo que foi dele o gol da vitória por 1 a 0 sobre o São Paulo, que garantiu o título da Copinha.

Wendel com taça da Copinha de 2018
Foto: Arquivo pessoal

Wendel Silva fez somente cinco partidas no profissional do clube, no Campeonato Carioca de 2018 e 2020. Ele deixou o Fla e se transferiu ao Leixões, de Portugal, clube que defendeu até chegar ao Porto.

Já Otávio jogou apenas uma vez com os profissionais do Flamengo. O jogo foi contra o Palmeiras, em 2020, com grande parte do elenco principal com Covid-19. O atleta teve bom desempenho e foi muito elogiado pela dupla com Natan, mas não voltou a ter oportunidades e foi emprestado ao Sampaio Corrêa.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.