Cria das categorias de base do Flamengo, o zagueiro Otávio, que estava no Famalicão, de Portugal, foi vendido ao Porto. O gigante português anunciou a contratação do defensor de 21 anos na noite desta quarta-feira (31). Pelo Famalicão, Otávio, que fez parte do elenco do Fla que conquistou o Brasileirão de 2020, disputou 19 jogos e marcou dois gols.
Em janeiro de 2023, o Flamengo emprestou o atleta ao Famalicão por uma temporada, com opção de compra estimada em 500 mil euros por 70% dos direitos econômicos do jogador. Um ano depois, Otávio se valorizou e foi negociado ao Porto por 12 milhões de euros. Ou seja, segundo zagueiro mais caro da história do futebol português.
➕: Botafogo supera o Corinthians e fecha com Pablo, do Flamengo
A compra mais cara de um zagueiro em Portugal segue sendo de David Carmo, que trocou o Braga por também o Porto por 20,28 milhões de euros em 2022, cerca de R$ 107 milhões na cotação da época. Pelos valores investidos, Otávio chega ao Estádio do Dragão cercado de expectativas. Seu contrato vai até a temporada de 2028.
Treinador do Famalicão lamentou perder Otávio, ex-Flamengo, ao Porto
“Claro que eu gostaria que continuasse conosco, mas sei que o mercado está aberto e há uma janela aberta para o Otávio. É um excelente jogador e, enquanto treinador, tenho de estar preparado para ficar sem ele. Algo que comecei a trabalhar desde janeiro do ano passado, quando aqui chegou, ele não vinha preparado, mas agora é um dos jogadores mais valiosos“, disparou João Pedro Souza para a imprensa local.
Jornalista (Unisuam), 27 anos, natural do Rio de Janeiro e trabalhando no MRN. Atuo na área da comunicação desde 2018 e já acumulei passagens pelo Jornal Ilha Notícias, TV Ilha Carioca, Rádio RPC e Urubu Intera...