Porcentagem de STs cai após nova prioridade para sócio da Gávea

10/07/2024, 16:13
Diretoria do Flamengo igualou sócios do clube a STs de nível máximo horas antes de abertura de ingressos contra Cuiabá; MRN analisou borderô

O primeiro jogo com a nova regra criada pela diretoria do Flamengo que igualou os sócios proprietários do clube ao sócio-torcedor da categoria diamante na prioridade de compra de ingressos registrou uma presença de sócios-torcedores menor que a da partida anterior em números absolutos e proporcionais.

Embora não seja possível medir qual foi o número de sócios que se valeram da prerrogativa de comprar dois ingressos com valor de meia entrada ao mesmo tempo em que as vendas foram abertas para o sócio da categoria diamante na partida contra o Cuiabá, o fato é que o borderô do jogo registra menos sócios-torcedores e mais ingressos comprados com meia entrada do que no jogo contra o Cruzeiro.

A conta do MRN considerou apenas os ingressos vendidos especificamente para as duas partidas, desconsiderando os pacotes de sócio-torcedor que foram negociados antes do campeonato. Somando todos os setores, o jogo contra o Cuiabá teve cerca de 1.200 sócios-torcedores a menos do que contra o Cruzeiro.

Foram 21.973 STs na partida contra o time mato-grossense ante 23.191 que foram ver o jogo contra o clube mineiro. Já as meias entradas registraram subida de 11.709 para 13.340.

Proporcionalmente, a presença de sócios-torcedores entre os ingressos comercializados exclusivamente para as duas partidas caiu de 54,4% para 49,6%.

Oposição questiona prioridade para sócio no Flamengo

Embora em um único jogo a presença maior de torcedores que pagam meia entrada possa representar até aumento de receita em relação aos STs, já que estes podem ter desconto de até 75% no valor do ingresso cheio, a médio e longo prazo a prioridade extra para sócios do clube pode representar a saída de membros do programa Nação e a consequente perda de arrecadação.

Criticada por sócios-torcedores, a medida adotada pela diretoria do Flamengo horas antes do jogo contra o Cuiabá também está sendo questionada internamente por conselheiros da oposição. Eles apontam que a diretoria não poderia tomar uma medida que impacte em renúncia de receita sem apresentar uma estimativa do impacto financeiro que ela trará.


Lucas Tinôco
Autor

Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...