Durante a pausa da Data Fifa, o Flamengo tem boas notícias sobre alguns desfalques. Allan e David Luiz voltaram aos treinos nesta semana. David sofreu uma entorse grave no joelho na partida contra o Cruzeiro, em outubro. Já Allan sofreu lesão na fáscia plantar do pé esquerdo em setembro e aproveitou para retirar uma calcificação óssea no tornozelo direito.
O clube espera contar tanto com Allan como com David Luiz para a partida contra o Bragantino, no dia 23. O Mundo Bola explica como a volta do volante é ótima notícia para Tite, principalmente porque não terá Pulgar, a serviço da Seleção Chilena, em seus treinos até o fim do período.
Leia mais: Analistas apontam o que Tite deve melhorar durante Data Fifa
Características de Allan
O analista tático do Mundo Bola, Douglas Fortunato, explica que a volta de Allan ao elenco do Flamengo agrega na construção da equipe. Segundo ele, o volante tem características similares às de Pulgar, como ajudar na saída de bola na linha dos zagueiros e direcionar os primeiros momentos da jogada de ataque.
Douglas menciona que Allan pode suprir algumas valências que Thiago Maia não apresenta, por ser mais vertical que o companheiro de equipe. Ele reforça, inclusive, que, caso esteja em condições de jogo, é uma boa opção para bancar o Camisa 8, que sempre dependeu de algumas compensações desde a época que Dorival Júnior comandava o Flamengo.
Em maio deste ano, Douglas explicou algumas outras características de Allan. Na época, o volante era um pedido de Sampaoli, recém chegado ao clube. O analista ressaltou, além das qualidades citadas acima, a capacidade de sair da pressão do adversário em suas costas. Entretanto, ressaltou que é menos vertical que Pulgar, optando por passes laterais curtos ao invés de passes para frente à curta distância.
Por fim, também durante as especulações, o Falso Nove falou sobre a exigência ofensiva em Thiago Maia, que não vinha se saindo bem. De acordo com o analista, Allan poderia suprir esta carência ofensiva de Maia e, assim como disse Fortunato, formar dupla com Erick Pulgar, dando liberdade para o chileno atuar mais como “Camisa 8”.
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.