Por que o dia 28 de outubro é considerado dia do flamenguista?

28/10/2020, 13:42

Os rubro-negros parabenizam uns aos outros no dia 28 de outubro. Mas você sabe o porquê o dia do flamenguista é comemorado nessa data?

Nessa quarta-feira (28), as redes sociais amanheceram recheadas de postagens de torcedores do Flamengo se parabenizando. Calma, não foi mais um título conquistado pelo Mais Querido. Trata-se do dia do flamenguista, comemorado todo dia 28 de outubro.

Porém, o que nem todo flamenguista sabe é o porquê dessa data representar algo de especial para sua torcida. Pois bem, essa explicação requer uma viagem no tempo. Então, como diria o outro, para ficar bem informado, senta que lá vem história.

Dia 28 de outubro: dia do flamenguista e aniversário de São Judas Tadeu

Nessa referida data, também é comemorado o aniversário de São Judas Tadeu. Dentro da religião católica, ele foi elevado ao posto de santo, por conta da sua atuação em causas consideradas difíceis ou impossíveis. Além disso, era um dos apóstolos de Jesus Cristo.

Imagem de São Judas Tadeu; santo é conhecido pela sua atuação em causas impossíveis.

Esse dia, inclusive, não é significativo somente para a Nação rubro-negra, mas também para a cidade do Rio de Janeiro. Afinal, em 2007, o então Prefeito carioca, César Maia, inseriu a data no calendário oficial do município, ao aceitar decreto proposto pelo Vereador Jorge Mauro.

E é justamente por se comemorar o aniversário desse santo no dia 28 de outubro que hoje é considerado dia do flamenguista. Já que São Judas Tadeu é intitulado como padroeiro do Mais Querido. Mas como e por que isso aconteceu?

Milagre de São Judas Tadeu tira o Flamengo da fila

Para explicarmos o porquê de São Judas Tadeu ter virado padroeiro do Flamengo, vamos ter que regressar a década de 1950. Na época, o Rubro-Negro enfrentava um jejum de nove anos sem ganhar um título sequer. Até que uma intervenção divina alterou o curso da história.

Com a ajuda do Padre Goes, que era pároco de São Judas Tadeu, o Mais Querido voltou ao caminho dos títulos. Como? O referido padre rezou uma missa na Gávea e aconselhou os jogadores do time carioca a acenderem uma vela em homenagem ao santo. A promessa era de que, se eles fizessem isso, as conquistas iriam retornar. E foi exatamente isso que aconteceu.

Em 1953, o atual maior campeão do Rio voltou a levantar a taça de campeão carioca. E não parou por aí. Nos anos seguintes, em 1954 e 55, vieram o bi e o tricampeonato, para afastar a seca de vez. Por conta disso, desde esse acontecimento, perto do aniversário do santo, o elenco rubro-negro vai até a igreja do Cosme Velho, na Zona Sul da cidade, ou é rezada uma missa na Gávea em homenagem ao padroeiro do clube.

O histórico time do Flamengo que tirou o clube de um incômodo jejum de títulos.

No entanto, por conta da pandemia, ainda não se sabe como serão as comemorações realizadas pelo Flamengo para celebrar essa data. O que se tem conhecimento é que no dia 28 de outubro de 2020, o Flamengo entra em campo pela Copa do Brasil, para encarar o Athletico-PR. E tudo o que o flamenguista quer de presente no seu dia é uma vitória para ficar com a vaga bem encaminhada.

Créditos da imagem destacada no post e nas redes sociais: Gustavo Sirelli


Partilha