Por que Flamengo será o último da Série A a voltar de férias antes de 2026 lotado

O Flamengo é o único clube da Série A que ainda não iniciou a pré-temporada em 2026. A reapresentação do elenco principal está marcada para a manhã do dia 12 de janeiro, o que significa que Rubro-Negro entra na última semana de recesso nesta segunda-feira (5), enquanto os rivais já retomaram os trabalhos.
➕ Pedro mostra treino nas férias e inicia preparação para 2026 do Flamengo
O período de descanso, contudo, não é considerado longo. O elenco terá cerca de 25 dias de férias, abaixo do padrão de 30 dias. A decisão passa tanto pelo cumprimento das obrigações trabalhistas quanto pela avaliação de um desgaste acumulado que foi físico e também mental ao longo de 2025.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
A última temporada foi uma das mais vitoriosas da história do clube. O Flamengo conquistou Supercopa, Carioca, Brasileirão e Libertadores, manteve-se em disputa direta por títulos até dezembro e encerrou o ano apenas no dia 17. O saldo é muito positivo, mas o custo emocional de toda uma temporada em ambiente de decisão certamente é elevado.
Ao todo, o Flamengo entrou em campo 78 vezes em 2025. O volume de jogos e o calendário estendido inviabilizaram qualquer antecipação da reapresentação, mesmo com a pré-temporada ficando mais curta do que o ideal.
O cenário foi diferente para clubes que não disputaram a Copa do Mundo de Clubes. Essas equipes conseguiram conceder cerca de 15 dias de férias aos atletas durante a pausa do torneio, no meio do ano, o que facilitou o planejamento do fim da temporada. O Flamengo, por outro lado, manteve o calendário cheio até dezembro e precisou concentrar o período de descanso no fim do ano.
Flamengo fará pré-temporada no Ninho do Urubu de olho em 2026 lotado de jogos
Mesmo com o elenco principal de férias, o Flamengo iniciou a temporada de forma parcial. O time sub-20, comandado por Bruno Pivetti, treina desde dezembro e será responsável pelas primeiras rodadas do Carioca. Estratégia que fez o Flamengo abdicar da disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior.
A reapresentação acontece em um contexto que indica nova sobrecarga em 2026. O Flamengo será o clube da Série A com mais competições no calendário, com seis torneios previstos ao longo do ano: Campeonato Carioca, Supercopa, Libertadores, Recopa Sul-Americana, Copa do Brasil e Brasileirão.
As 78 partidas de 2025 fizeram o clube terminar o ano como o terceiro com mais jogos disputados no país. Para 2026, o novo formato do calendário coloca o Rubro-Negro como candidato a liderar esse ranking.
Após dois anos de pré-temporada no exterior, o Flamengo voltará a iniciar o ano no Ninho do Urubu. A escolha passa pela leitura de desgaste da temporada anterior e manter os atletas próximos das famílias, além do uso da própria estrutura do clube. A estreia do elenco principal está prevista para o dia 28 de janeiro, contra o São Paulo, pela primeira rodada do Brasileirão.
Entre o encerramento tardio de 2025, férias no limite mínimo e um calendário novamente carregado, o Flamengo inicia 2026 já administrando desgaste antes mesmo de retornar do recesso.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.











