Por que a campanha do Flamengo em 2023 lembra o Golden State Warriors

23/06/2023, 18:08
Stephen Curry depois de eliminação do Golden State Warriors da NBA; Flamengo em 2023 lembra campanha decepcionante do time americano

A temporada do Flamengo em 2023 tem sido bem decepcionante para os torcedores. Após conquistar diversos títulos importantes ao longo dos últimos anos, como Brasileirão e Libertadores, os jogadores parecem entrar em jogos sem a vontade necessária para vencer. Algo semelhante ao que aconteceu com o Golden State Warriors na temporada 2022/23 da NBA.

O time de basquete americano conquistou a NBA em 2015, liderado pelas estrelas Stephen Curry, Klay Thompson e Daymond Green. A partir da primeira conquista, o time e os jogadores empilharam taças e venceram novamente em 2017, 2018 e 2022. No entanto, tiveram queda gritante e resultados decepcionantes em 2023, assim como o Flamengo até o momento.

Leia mais: Árbitro de Flamengo x Aucas já foi afastado por beneficiar Atlético

O trio principal se manteve ao longo de todas as conquistas e foi fundamental para a “Era Golden State Warriors”. No entanto, o time passou a apresentar um comportamento diferente do habitual na temporada de 2022/23, principalmente em jogos fora de casa. O time parecia apático como visitante, o que resultou em queda gritante nos números ofensivos, defensivos e consequentemente de aproveitamento.

Aliás, o desempenho como visitante quase deixou o time de fora dos playoffs da NBA. A vaga veio apenas no último jogo da temporada regular, com grandes atuações de Stephen Curry e Klay Thompson. No entanto, a temporada ruim fez a defesa do título acabar de forma precoce após derrota para o Los Angeles Lakers na semifinal da Conferência Oeste.

Vale destacar também o envelhecimento das estrelas do time. Afinal, Curry, Klay e Green estão com mais de 33 anos, não conseguem entregar atuações brilhantes com a mesma regularidade e estão mais propensos a sofrerem lesões.

Queda de desempenho gerou grande debate na imprensa

Assim como acontece no Brasil com o desempenho do Flamengo, torcedores e membros da imprensa ficaram surpresos ao ver atuações apáticas do time que encantou todos ao longo dos últimos anos. Dessa forma, a imprensa dos Estados Unidos realizou muitos debates sobre o motivo de tamanha apatia nos jogos.

Os principais pontos apontados foram: envelhecimento dos melhores jogadores e falta de motivação para jogos de menos importância. Uma situação muito parecida com a do Flamengo na atual temporada. Além do envelhecimento e lesões de jogadores importantes da geração de 2019, como Arrascaeta e Everton Ribeiro, a equipe demonstra falta de vontade em alguns jogos.

A expectativa da torcida rubro-negra era que Jorge Sampaoli pudesse reascender a vontade de vencer nos atletas. Mas derrota por 4 a 0 para o Red Bull Bragantino ligou um alerta e preocupou os rubro-negros.

Além disso, o time também teve grande queda de aproveitamento nos jogos fora de casa. Quando está no Maracanã, ao lado de seu torcedor, o Flamengo consegue demonstrar mais intensidade e vontade de fazer gols no adversário. Dessa forma, a torcida é para o time se encontrar novamente e atingir o patamar que esses jogadores já mostraram ter.


Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.