Por causa de guerra, Conmebol pode alterar local da final da Libertadores; entenda
Pela segunda vez no ano, a possibilidade de alteração no local da final da Libertadores é mais uma pauta nos bastidores da Conmebol. Isso ocorre por causa da instabilidade civil na cidade de Guayaquil, local da decisão da competição em 2022, até então. No domingo (14), uma explosão deixou 26 pessoas feridas e cinco vítimas fatais. De acordo com o ministro interior do Equador, Patricio Carillo, a violência se trata de guerra declarada ao Estado, realizada por gangues locais.
Em julho, o assunto foi pauta da entidade pelo fato do Barcelona-EQU não ter cumprido exigências no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil. A princípio, toda infraestrutura de transmissão não tinha sido concluída na vistoria realizada pela organizadora. No início de agosto, o Governo do Equador reiterou e confirmou o local para ser realizado no país. Agora, a cidade vive turbulência de violência causando insegurança por gangues.
Leia mais: Estádio do Flamengo, medo argentino e as últimas notícias do Mengão
De acordo com o Jornal O Dia, internamente a Conmebol já trata de dois lugares para substituir a final de Guayaquil. O primeiro, se trata do Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba, na Argentina. Inclusive, o Flamengo já visitou o estádio na partida contra o Talleres, pela fase de grupos deste ano. O local é palco da final da Sul-Americana na atual temporada, onde já aconteceu em 2020, disputada entre Lanús e Defensa Y Justicia. Do outro modo, cidades colombianas passaram por avaliação, para aproveitar a estrutura da Copa América Feminina realizada neste ano.
Situação reincidente
Importante destacar, caso a mudança de local se confirme, será a segunda vez em quatro anos que a Conmebol precisará alterar a decisão de lugar por instabilidade civil. Em 2019, quando o Flamengo venceu a Libertadores, primeiramente a final aconteceria em Santiago, e devido a insegurança social e política, ocorreu em Lima.
Dessa forma, o Flamengo segue atento na situação. Já que o clube disputa a semifinal da competição no final de de agosto, no dia 31, contra o Vélez Sarsfield. A primeira partida acontece na Argentina, e a volta no Maracanã, dia 7 de outubro.