Com pontos perdidos no 2º tempo, Flamengo lideraria Brasileirão

16/11/2023, 15:29
Foto de Gabigol se lamentando depois de chute para fora e lance perdido

Após o resultado de 1 a 1 contra o Fluminense no último sábado (11) em partida disputada pela 34ª rodada do Brasileirão, o Flamengo ficou para trás na corrida pelo título do campeonato. Após primeiro tempo quase perfeito, o Rubro-Negro voltou irreconhecível para a etapa final, apresentando queda de rendimento que resultou em empate amargo contra o rival das Laranjeiras.

Apesar do desempenho na volta dos vestiários ter surpreendido os torcedores, o declínio do time no segundo tempo não se trata de caso isolado. Isso, aliás, vem acontecendo com certa frequência em jogos do Flamengo, com o time terminando os primeiros 45 minutos de jogo a frente ou com um empate no placar, mas sendo superado pelo adversário no decorrer da etapa final.

Leia mais: Arrascaeta diz motivo de queda do Flamengo contra Fluminense

No total, foram oito pontos perdidos dessa maneira, como mostrou levantamento do GE. Caso os deslizes fossem evitados, o Rubro-Negro estaria na liderança do Brasileirão com 65 pontos, três a mais em relação ao Palmeiras, ainda contando com um jogo a menos. Confira como cada ponto foi perdido:

Athletico-PR 2 a 1 Flamengo – um ponto perdido

Pela quarta rodada, o Flamengo foi a Ligga Arena enfrentar o Athletico-PR. O primeiro tempo foi animador, com Cebolinha sofrendo pênalti logo cedo na partida, aos 13′, e Gabigol convertendo a cobrança. No entanto, Vitor Roque não demorou para frustrar o bom começo do clube carioca, igualando o marcador aos 28′. Na volta para o segundo tempo, o time comandado por Jorge Sampaoli até criou chances para retomar a vantagem no placar, mas não foi efetivo nas finalizações e viu Erick virar o placar para os atleticanos.

Cuiabá 3 a 0 Flamengo – um ponto perdido

Na 18ª rodada, o Flamengo optou por uma escalação alternativa ao enfrentar o Cuiabá na Arena Pantanal. A decisão tomada por Sampaoli visava poupar algumas das peças que iniciariam o jogo contra o Olimpia na Libertadores. A equipe rubro-negra segurou a pressão no primeiro tempo, indo para os vestiários com o placar marcando 0 a 0.

Contudo, a estratégia não se sustentou no segundo tempo. Em menos de um minuto da segunda etapa, Matheus Alexandre abriu o placar para o time cuiabano, seguido de Clayson, que aos 8′ fez o segundo. Já na reta final da partida, Deyverson marcou o terceiro e consolidou a derrota do Flamengo.

Grêmio 3 a 2 Flamengo – três pontos perdidos

Na 29ª rodada, já sob o comando de Tite, o Flamengo visitou o Grêmio em sua Arena. O primeiro tempo foi positivo, com um golaço de Cebolinha fazendo 1 a 0.

Apesar de novo início de jogo consciente, o Rubro-Negro sofreu um apagão de 10 minutos na etapa final, concedendo três gols nesse meio-tempo: Ferreirinha aos 30, Nathan aos 35 e André aos 40. Mesmo com o gol de Luiz Araújo aos 42, a reação não foi suficiente para evitar a primeira derrota de Tite.

Flamengo 1 a 2 Santos – um ponto perdido

Na 31ª rodada, o Flamengo enfrentou o Santos no Mané Garrincha devido ao fechamento do Maracanã para a final da Libertadores. Apesar de começo abaixo, o time abriu o placar com Pedro aos 20 minutos. O Rubro-Negro não conseguiu manter a vantagem no placar, tomando o gol de empate aos 32′, marcado por Nonato.

A situação se complicou ainda mais após expulsão de Gerson, já no final da primeira etapa. No segundo tempo, a equipe de Tite sustentou o empate até os 43 minutos, quando Joaquim marcou um gol de fora da área, decretando nova derrota ao Flamengo.

Flamengo 1 a 1 Fluminense – dois pontos perdidos

No Fla-Flu do último sábado, pela 34ª rodada do Brasileiro, o Mais Querido fez um excelente primeiro tempo, desperdiçando chances até que Arrascaeta abriu o placar com um belo gol nos acréscimos.

No entanto, voltando para os 45 minutos finais, as alterações de Fernando Diniz surtiram efeito. O Flamengo foi dominado e concedeu o empate aos 17′, com gol marcado por Yony González.

Flamengo mostra poder de reação maior do que de controle

Apesar de deixar escapar pontos que seriam cruciais para a disputa do título, o Rubro-Negro, por outro lado, já demonstrou que é capaz de reagir a circunstâncias desfavoráveis, ganhando jogos após terminar o primeiro tempo perdendo ou empatando.

Ao todo, foram 15 pontos conquistados considerando apenas os 45 minutos finais das partidas. O Flamengo empatou com Palmeiras (1 a 1) no Allianz, e São Paulo (1 a 1), no Maracanã. As vitórias vieram contra o Vasco (1 a 0), Bahia (1 a 0), Botafogo (2 a 1), Santos (3 a 2), Corinthians (1 a 0) e Atlético-MG (2 a 1).


Partilha