Polivalência de De La Cruz o torna mais um coringa do Flamengo

19/12/2023, 08:38
De La Cruz sorrindo em comemoração de gol pelo River Plate

O Flamengo pode anunciar a contratação de Nicolás de la Cruz a qualquer momento. O acerto existe e o reforço está confirmado. A chegada do craque gerou debate na imprensa por conta de sua qualidade. O GE, por exemplo, publicou um apanhado de opiniões de seus jornalistas sobre o tema. Todos destacaram o mesmo ponto sobre o craque.

Assim como Gerson foi considerado, sobretudo em 2019, De La Cruz parece se tornar uma espécie de ‘carta coringa’ para o Flamengo. Tite pode utilizar o jogador em diferentes partes do meio-campo. Centralizado, aberto, avançado ou recuado. Todos os comentaristas do GE exaltaram a polivalência do uruguaio.

Leia mais: Braz ajusta detalhes e sela acordo com agente de De La Cruz

Rodrigo Coutinho, por exemplo, diz que De La Cruz só não atuou como centroavante.

“Ele pode atuar em diversas posições. Do meio-campo para frente, só não jogou de primeiro volante e de centroavante. Já jogou de falso ponta, saindo dos lados e circulando para o meio. Jogou de segundo homem de meio-campo. O River por muito tempo jogou com um volante e três meias. Ele foi o meia central, o meia pela direita, o meia pela esquerda. É muito interessante nesse aspecto tático porque consegue cumprir várias funções”, explica Rodrigo Coutinho sobre De La Cruz.

De La Cruz pode ‘desobrigar’ Arrascaeta da marcação

Ramon Motta também destacou a polivalência de Nico de la Cruz. Além de rasgar elogios para sua qualidade, o jornalista explica como o uruguaio atuou em 2023 pelo River Plate.

“Falar do De La Cruz é fácil porque é um baita jogador. Nesse ano, pelo River Plate, ele jogou muito como segundo volante ao lado do Enzo Pérez. Foi importantíssimo porque consegue atuar em três ou duas posições ao mesmo tempo. Consegue ter essa alternância de velocidade do jogo. Sabe acelerar na hora que tem de acelerar. Sabe segurar na hora de segurar para o time sair de trás”, inicia sobre o jogador.

Na sequência, o especialista delega o ‘problema’ para escalar a equipe ao técnico Tite.

“Ele consegue dar esse dinamismo e ser muito importante taticamente. Na seleção desempenha esse papel principalmente ao lado do Valverde, que tem muita liberdade para chegar na frente. Jogou alguns jogos nesse ano como um número 10 no River Plate. Jogador de uma técnica apuradíssima. Trazendo ele para o Flamengo, eu imagino muito jogando Pulgar, Gerson e De La Cruz. Quem sairá? Dor de cabeça para o Tite. Quem ganha isso é a equipe e a torcida do Flamengo”, diz.

Por fim, Ramon Motta sugere a possibilidade de tirar a obrigação de Arrascaeta na marcação. O conterrâneo do reforço não vai tão bem no quesito.

“O Tite gosta de armar suas equipes muito taticamente, organiza muito bem suas equipes. E já projetando 2024: o Tite pode deixar o Arrascaeta livre dessa obrigação defensiva? Podendo deixá-lo mais perto do Pedro, principalmente para usar a tabela e o pivô que o Pedro tem. Fazendo duas linhas de quatro, com Gerson, Pulgar, De La Cruz e Luiz Araújo”, finaliza.

Craque pode brigar por posição com ídolo do Flamengo

Apesar da possibilidade anterior, De La Cruz também pode ficar com a vaga de Arrascaeta, que fez lobby por sua chegada. É o que acontece na Seleção Uruguaia, por exemplo. Marcelo Raed também destaca as funções que o craque pode fazer. Mas com Tite apostando em pontas de ofício, o jornalista vê uruguaio brigando com uruguaio.

“Dá para falar que De La Cruz é um dos principais jogadores do futebol sul-americano há algumas temporadas. Consegue fazer duas ou três posições no meio de campo. Hoje ele é o titular do Uruguai na posição que seria do Arrascaeta, que é um ídolo do Flamengo. Já jogou como segundo volante, meia centralizado atrás do atacante de referência e como meia aberto pela esquerda”, inicia, antes de complementar:

“Essa última opção acredito que Tite não utilizará no Flamengo porque nas últimas partidas optou por jogar com atacantes de velocidade pelo lado do campo. E não com meia armadores pelo lado. Então acredito que ele vai disputar posição com o Arrascaeta ou com um dos dois volantes, jogando com Pulgar ou Gerson”, opina.

Para Raed, o Flamengo contrata um novo Gerson. O motivo é exatamente a versatilidade do jogador. “Proteção de bola, dinâmica no meio de campo, lê bem os espaços e chega bem no campo de ataque. É um meio-campista muito bom. Excelente contratação. Chega para reforçar ainda mais o elenco estrelado do Flamengo”.

De La Cruz é o ‘novo Gerson’ do Flamengo

Por conta do seu estilo ‘coringa’, De La Cruz está sendo muito comparado a Gerson. Léo Miranda também citou o volante do Mengão para comparar. Além disso, o comentarista exalta o reforço flamenguista e também falou sobre possíveis encaixes.

“As principais características do uruguaio são a força física, a dinâmica de jogo, a leitura. E ele é muito bom tecnicamente. Se a gente pudesse fazer alguma comparação do De La Cruz com algum jogador do atual elenco do Flamengo, daria para dizer que o Flamengo está contratando um segundo Gerson. São muito parecidos em leitura de jogo”.

Léo Miranda explica a comparação com Gerson.

“Ele começou jogando como volante com muita chegada na área. Um jogador parecido com o Paulinho no Corinthians e com o próprio Gerson. Muitos gols de surpresa, entrando na área o tempo todo. Ele foi se tornando um jogador que fica mais tempo com a bola. Que cadencia mais o jogo, como o Arrascaeta. Hoje ele chega para disputar posição com Arrascaeta ou para entrar como um segundo volante com Gerson ou talvez o Pulgar”, comenta.


Partilha