Polêmica: gol de Gabigol contra o Botafogo pode ter sido mal anulado; PC Oliveira explica erro na linha do VAR
O Flamengo não conseguiu superar o Botafogo em Brasília, no Estádio Mané Garrincha. O Mais Querido saiu derrotado por 1 a 0 com gol de Erison, e aumentou a pressão causada por conta do noticiário recente sobre Jorge Jesus e o aproveitamento ruim no Brasileirão.
O Flamengo chegou a abrir o placar ainda no primeiro tempo, com Gabigol, de cabeça, depois de bom passe de Everton Ribeiro, mas o gol foi anulado pelo VAR. O lance gerou polêmica, já que foi muito ajustado, e na imagem do Premiere FC, Gabigol estava em condição legal.
Leia Mais: Comentarista analisa chegada de Pablo e escala zaga ideal do Flamengo
PC Oliveira, comentarista de arbitragem do canal, durante a transmissão da partida, explicou que pode ter acontecido um erro do VAR, traçando as linhas de impedimento no momento errado, identificando que ela sai do pé de Everton Ribeiro quando Gabigol fica em posição irregular.
“Nossa imagem parou no frame anterior, a do VAR parou à frente, quando ele estava impedido. É difícil avaliar à distância, mas o VAR tem que considerar o primeiro contato do pé com a bola. Mas a gente tem que confiar que o trabalho está sendo bem feito”, explica.
Gabigol entende que estava em posição regular, e chegou a responder um post da TNT Sports sobre o assunto, onde declarou: “Gol regular hein?!”
Flamengo estava há oito jogos sem perder para o Botafogo
O Flamengo não perdia para o rival desde o Brasileirão 2018, quando o alvinegro venceu por 2 a 1. De lá para cá, são oito jogos de invencibilidade flamenguista em três anos e meio. E não é qualquer invencibilidade: são sete vitórias do Flamengo e um empate.
Após a derrota no Brasileirão, a vitória no Cariocão 2019 foi por 2 a 1, já com reforços como Bruno Henrique, Arrascaeta e Gabigol, que jamais perderam para o rival. Pelo Brasileirão, o Rubro-Negro voltou a vencer por 3 a 2.
No segundo turno também deu Flamengo em 2019: 1 a 0 na campanha do título histórico. Em 2020, a vitória no Cariocão veio por 3 a 0, antes do empate em 1 a 1 pelo Brasileirão em agosto daquele ano. No segundo turno, deu Flamengo por 1 a 0.
Rebaixado, o Botafogo não disputou o Brasileirão 2021, e só voltou a enfrentar o Flamengo no Cariocão 2022, onde perdeu duas vezes: 2 a 0 e 3 a 1.