Podolski se despede do Colônia: relembre ligação do atacante com Flamengo
O atacante alemão Lukas Podolski vestiu pela última vez a camisa do 1. FC Köln como jogador nesta quinta-feira (10), em jogo de despedida com muitos craques, emoção e mais de 50 mil torcedores. Grande ídolo local, ele voltou a cidade de Colônia para mais uma partida na sua trajetória rumo a aposentadoria. Atleta que criou ligação com o Flamengo, vestiu o Manto Sagrado e por muito tempo foi sonho da Nação.
Desde 2021 no Górnik Zabrze, da Polônia, Podolski organizou a partida entre o seu atual clube e onde começou a carreira profissional. Ele defendeu o Colônia entre 2003 e 2006, liderou acesso para a Bundesliga 05/06, e retornou para segunda passagem entre 2009 e 2012. Foram 86 gols marcados em 181 jogos oficiais.
➕ Vasco x Flamengo: onde assistir à final do Carioca Sub-20
A partida de despedida contou com ex-companheiros da Seleção Alemã, como Manuel Neuer. O jogo terminou com vitória do Górnik Zabrze por 5 a 3 sobre o FC Konl, e Podolski, que atuou nos dois times, deu uma assistência a favor da sua atual equipe.
Lukas Podolski foi campeão da Copa do Mundo de 2014 com a Alemanha. O atacante disputou também as Copas de 2006, eleito melhor jovem do torneio, e 2010. Além disso, levantou troféus na maioria dos times que defendeu, entre os principais: Bundesliga 07/08 pelo Bayern de Munique e Copa da Inglaterra 13/14 pelo Arsenal.
A ligação de Podolski com o Flamengo
Foi justamente quando veio ao Brasil para disputar a Copa do Mundo que Podolski começou a criar uma relação com torcedores do Flamengo. Ele apareceu em fotos utilizando o Manto Sagrado, inclusive com a taça da Copa, e interagiu com torcedores nas redes sociais.
O movimento naturalmente animou os torcedores rubro-negros, que começaram a sonhar com o dia que o alemão seria jogador do clube. Conforme o jogador deixava os grandes centros do futebol europeu, mais a torcida pedia a sua contratação. Até que, em 2016, jornal turco noticiou uma proposta de 7 milhões de euros feita pelo Fla ao Galatasaray, da Turquia.
A notícia não avançou e o atleta continuou na Europa na época. Contudo, o alemão voltou a animar os torcedores no ano seguinte, quando já defendia o time japonês Vissel Kobe, ao afirmar que gostaria jogar no futebol brasileiro.
“Claro que existe (possibilidade). Eu nunca digo não para algo, você nunca sabe o que pode acontecer no futebol. Eu tive ótimos momentos no Brasil, não sei o que vai acontecer depois do Japão. Gostaria de jogar mais do que os dois anos de contrato. Todo mundo sabe que eu gosto do Brasil, gosto do time do Flamengo, adoro o amor dos fãs. Vamos ver o que acontece.”
Ex-dirigente revela que alemão voltou atrás de acordo com Flamengo
Em entrevista no ano passado, o ex-vice de Comunicação do Flamengo, Antonio Tabet, revelou que esteve perto de um acerto com um campeão da Copa de 2014 com a Alemanha. Ainda não tenha citado nominalmente, ele indicou que se tratava de Podolski e disse que o acerto não aconteceu porque o atacante voltou atrás no combinado.
“Cheguei no empresário do cara e perguntei quanto ele queria. Falou que queria 4 milhões de euros, casa, carro blindado, motorista, etc. Fui para São Paulo, me reuni com uma agências de publicidade e expliquei a ideia. Eu consegui o dinheiro com uma montadora e com uma marca de bebidas. Consegui tudo”, disse, antes de completar:
“O cara ia chegar no Flamengo e jogar com a camisa 1. A CBF mandou esse ofício liberando. Vamos fechar? Falei, contratei o maluco. Vou fazer um barulho. O cara resolveu que queria 6 milhões de euros ao invés de 4. Na hora H ele pediu mais. Eu fiquei p*** e fui no Twitter, não devia ter feito: ‘Tem jogador aí que fica falando que quer o Flamengo mas na hora H amarela’”.
Postagens nas redes sociais
O acerto com o Flamengo não aconteceu, segundo Tabet indicou em função do atleta, mas Lukas Podolski decidiu seguir interagindo com a Nação através de suas redes. O atacante publicou mensagens de feliz aniversário, foto com o Manto para declarar torcida no Mundial de 2019 e até registro ao lado de Zico.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.