Elogiado pelo técnico Sebastián Beccacece, Plata retornou a figurar nos convocados do Equador, e já aparece como titular da equipe que enfrenta o Paraguai nessa quinta (10).
Um dos sete convocados dentro do plantel do Flamengo, Gonzalo Plata era titular absoluto no Equador, chegando a disputar a Copa do Mundo em 2022. Porém, se envolveu em polêmicas extracampo, que minaram sua relação com o antigo técnico da seleção, acabando não sendo chamado até para a última Copa América.
➕ Fla-Flu: quem deve substituir os desfalques pós-Data Fifa
De volta a um grande centro do futebol, após passar uma temporada no futebol do Catar, Plata retornou aos holofotes. E mesmo que ainda buscando seu espaço no time do Mengão, é peça chave no Equador.
Plata não disputava uma partida pelo Equador há 7 meses
A última partida de Plata a serviço do Equador, antes de toda polêmica vir a tona e deixar de ser convocado, foi contra a Itália, em amistoso.
O Equador perdeu por 2 a 0, e Plata atuou por 90 minutos. Antes desse jogo, o Equador disputou outro amistoso, em uma “tour” nos Estados Unidos. Contra a Guatemala, sua seleção venceu por 2 a 0, com o jogador do Flamengo inclusive fazendo um dos gols.