Pior brasileiro na Libertadores? Eugênio se confunde ao defender o Flamengo

09/05/2024, 12:59
Eugênio Leal cita problemas extracampo de Quintero e o compara com James Rodríguez

A situação do Flamengo na Copa Libertadores não é nada fácil. São apenas quatro pontos em quatro rodadas. Em terceiro no grupo, o time precisa vencer os dois últimos jogos no Maracanã, contra Bolívar e Millonarios, e torcer por um tropeço do Palestino. No F90, o jornalista Eugênio Leal diz crer na classificação flamenguista.

Isso porque o Flamengo teria enfrentado um problema não enfrentado por outros clubes brasileiros. Com a tarja do programa questionando: “Flamengo é o pior brasileiro na Libertadores?”, Eugênio diz que a tabela foi ingrata com o Rubro-Negro, que teria três partidas fora de casa e apenas uma no Maracanã.

➕ Sem efetividade, Flamengo finaliza a gol apenas 3 vezes contra Palestino

“A avaliação da campanha dos times passa pelo desenho da tabela, outros times tiveram a oportunidade de pontuar em casa, o Flamengo teve só um e ganhou. E poderia ter ganho de mais, teve várias chances, mas no segundo tempo sentou na vantagem. Tende a ganhar de novo, tanto do Bolívar, e do Millonarios. Não acredito em goleada, Flamengo não é um time que goleia. Mas ganha, porque é melhor e estará jogando dentro de seu ambiente”, diz Eugênio Leal, projetando melhora do time jogando em casa.

Flamengo não foi único a jogar fora três vezes nos quatro primeiros jogos, mas fez viagens mais longas

No comentário, Eugênio Leal acaba se confundindo. O Flamengo não foi o único a ter a tabela com os dois últimos jogos em casa por jogar, viajando em três das primeiras quatro rodadas. São Paulo, Fluminense e Grêmio enfrentaram esquema parecido.

Mas ele tem razão sobre Palmeiras, que jogou duas em casa e duas fora, Atlético-MG, com duas em casa e duas fora, e o Botafogo, que só jogou uma vez fora de casa, mandando jogos no Engenhão três vezes no início da Libertadores.

Mas São Paulo, Fluminense e Grêmio não percorreram distâncias maiores que as do Flamengo. O Mais Querido é o que mais teve que se desdobrar para jogar fora de casa: somados, foram 20.158 Km viajados. As distâncias dos três rivais foram mais sucintas.

  • São Paulo: 17.110 Km (Talleres, Barcelona e Cobresal)
  • Fluminense: 16.174 Km (Alianza Lima, Cerro Porteño e Colo-Colo)
  • Grêmio: 10.568 Km (The Strongest e Estudiantes, o jogo da quarta rodada contra o Huachipato, fora, foi adiado por conta da calamidade no Rio Grande do Sul).

Mengão também enfrentou mais altitude

Além disso, não é só a distância que dificulta a vida do Flamengo. Outro parâmetro a ser analisado é a altitude. Em La Paz, o Mengo enfrentou 3640 m acima do mar, além dos 2625 m em Bogotá. Ao todo, foram 6.265 m escalados.

O São Paulo teve que lidar apenas com 2300 em El Salvador, e o Grêmio também pegou altitude, mas só os mesmos 3640 m de La Paz, em um único jogo. O Fluminense não enfrentou altitudes pesadas.

Na distância, apenas o Botafogo percorre mais do que o Flamengo entre os brasileiros na Libertadores. São 26.736 Km, mas com três jogos em casa nos primeiros quatro jogos, o rival conseguiu fazer seis pontos e está em segundo no grupo, começando a encarar os problemas de jogar fora de casa nas rodadas finais.

Raphael Prates vê Fla avançando

Outro comentarista da ESPN, Prates também comentou o momento do Flamengo durante a discussão, e apesar do momento ruim, também aposta que o clube vai avançar às oitavas de final da Copa Libertadores.

“O momento do Flamengo é delicado. Está jogando pouco, jogando mal. A gente não imaginava o Flamengo com quatro pontos faltando duas rodadas. Também acho que tem tudo para classificar, fechar com dois jogos no Maracanã é uma ótima notícia, perspectiva tende a ser melhor, mas o momento é delicado. A classificação deverá ser confirmada, mas não se imaginava uma situação como essa”, diz.

O Flamengo enfrenta o Bolívar na quarta-feira (15), às 21h30 (Horário de Brasília), com a obrigação de vencer no Maracanã. A última rodada, também em casa, contra o Millonarios, acontece no dia 28 de maio, às 21h.

@Mundo Bola_crf

TITE VAI SER DEMITIDO? 10 opções de técnicos livres que o Mundo Bola listou como possíveis substitutos para Tite no Flamengo Flamengo Tite

♬ som original – Mundo Bola – Notícias do Flamengo – Mundo Bola – Notícias do Flamengo

Partilha