Petkovic se manifesta sobre uso de gramado sintético no Brasil

O protesto contra os gramados sintéticos puxados por vários jogadores brasileiros na última terça-feira (18) motivou imediatamente uma resposta dos clubes que usam o artifício. A partir daí, dois blocos se formaram, e uma série de opiniões já foram emitidas a respeito dos prós e contras de se utilizar grama natural ou fabricada. E um dos ídolos do Flamengo, o ex-jogador Dejan Petkovic, comentou o assunto.
Do elenco rubro-negro, Gerson e Arrascaeta se pronunciaram durante a tarde de terça-feira e se colocaram contra o uso de gramados sintéticos no país. Alex Sandro, por sua vez, já deixara claro sua posição anteriormente. Outros atletas de destaque no Brasil, com Neymar entre eles, também aderiram ao movimento. Clubes como Palmeiras e Botafogo, porém, trataram de rebater as alegações.
➕ José Boto revela detalhes sobre escolha de Filipe Luís e critica grama sintética
Ao abordar o assunto, Petkovic afirmou que jogadores que treinam em grama natural sempre precisarão de um período de adaptação ao gramado sintético. Na visão do sérvio, o campo artificial foi feito para o futebol society.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
"Cheguei a jogar [em gramado sintético]. É diferente. Quem treina sempre na grama, quando vai jogar no sintético, estranha. É difícil, é adaptação. É como jogar em um campo excelente e sair para jogar em campo muito duro, com grama alta ou encharcado. É complicado. O sintético é feito para society", disse em entrevista ao podcast "Netflu".
Petkovic ainda destacou que campos mistos, compostos de grama natural e sintética, são usados em algumas partes da Europa e podem agradar mais. Por outro lado, ressaltou o período pós-carreira, em que atuou em gramados sintéticos por jogar no Fut7, e disse que conseguiu se acostumar à diferença.
"Na Europa, alguns campos têm um percentual pequeno de grama sintética misturado à grama natural. Não joguei nesse misto, mas dizem que é muito bom e satisfaz as duas partes. Mas é uma tecnologia mais cara. Concordo que precisa ser grama natural, mas joguei Fut-7 e me acostumei. Joguei e fui campeão mundial pelo Flamengo em 2013", finalizou Petkovic.
Ele foi jogador do Flamengo por dez anos, árbitro, tenista e lutou na Primeira Guerra Mundial: conheça a história de mais um ídolo rubro-negro!#FlaMundoBola #Flamengo #Mengão #SydneyPullen #história #futebol pic.twitter.com/CEHOlaWQ7J
— MundoBola Flamengo (@MundoBolaFla) February 17, 2025