#PetFaz50: relembre grandes momentos de Petković pelo Flamengo

10/09/2022, 15:53
Petkovic com a camisa do Flamengo

É o Pet! Um dos estrangeiros mais amados do Brasil completa 50 anos neste sábado (10). Da carreira de jogador ao período como comentarista no SporTV, Petković é um ídolo do Flamengo que nunca deixou de estar próximo do esporte nacional. O sérvio rodou por algumas outras equipes, mas foi no Mengão que criou identificação e conquistou grandes títulos.

O ex-jogador soma 197 jogos pelo Mais Querido, marcando 56 gols bem como 36 assistências. Além disso, o ex-atleta conquistou o Cariocão duas vezes, além do Brasileirão, Copa dos Campeões, Taça Rio e Taça Guanabara. O Flamengo, como era de se esperar, parabenizou o sérvio pelo aniversário relembrando a música que a torcida cantava para o gringo, inspirada na canção dos ‘Hawaianos’.

Com a camisa flamenguista, um dos momentos mais marcantes que não pode deixar de ser citado foi em sua primeira passagem pelo Flamengo, no período entre 2000 e 2002. O vídeo publicado pelo Rubro-Negro mostra justamente o gol marcado contra o Vasco, na final do Cariocão 2001. O Mengo precisava do terceiro gol para fazer 3 a 1 e se sagrar campeão, quando aos 43 minutos, Pet fez um golaço de falta.

Outro ponto alto sempre lembrado são os gols olímpicos marcados por Petković. Especialmente os gols na campanha do hexacampeonato brasileiro de 2009. O sérvio marcou contra Atlético-MG e Palmeiras. A vitória fora de casa contra os palmeirenses foi muito importante para a arrancada até o título. Relembre os gols olímpicos de Petković em 2009:

‘F*da-se o pênalti’, diz Petkovic em Flamengo x São Paulo

Além de grandes gols e momentos marcantes, ainda há momentos icônicos, como a declaração após a vitória por 2 a 1 sobre o São Paulo. Perdendo por 1 a 0 dentro de casa, o Mengo lutava na campanha do hexa e o árbitro Wilton Pereira Sampaio marcou um pênalti para o Flamengo. Mas Pet perdeu a primeira cobrança.

Leia mais: Membros de grupo apoiador de Landim emitem nota criticando a gestão do Departamento de Futebol do Flamengo

No entanto, o árbitro mandou a cobrança voltar e Petković teve uma nova chance de superar Rogério Ceni. O sérvio marcou e o Flamengo venceu de virada por 2 a 1, mas foi uma frase na beira do campo após a partida que chamou a atenção. Em entrevista histórica, Pet revelou conversa com companheiro de equipe antes da segunda cobrança.

“O Everton Silva (lateral) veio perto de mim e falou: “Ô, pai, você é nosso ídolo. Não vai um pênalti tirar isso de você. F…-se o pênalti”. Aí me deu uma moral. Fiquei tranquilo”, revela Pet. Relembre a entrevista:

‘Tudo melhora depois dos 50’, publica Pet no aniversário de 50 anos; relembre assuntos recentes envolvendo o gringo

Em seu aniversário, Petković foi enigmático. Isso porque o ídolo do Flamengo usou o Twitter para publicar: “Calma, galera… Tudo melhora depois dos 50”, acompanhado de um emoji de uma ampulheta.

Recentemente, o gringo pediu demissão do SporTV. Ele fazia parte do quadro de comentaristas da emissora desde a Copa do Mundo de 2018, mas se desligou e não trabalha mais na empresa desde agosto.

“Em comum acordo, Globo e Petković decidiram encerrar a parceria e, a partir de 1º de agosto, o ex-jogador deixa de fazer parte do time de comentaristas esportivos da empresa. Embaixador da Sérvia no Brasil, o craque dos gramados, que conquistou os brasileiros por sua habilidade e carisma, vai se dedicar a projetos pessoais”, conforme publicou a Rede Globo antes da saída de Pet.

Outro episódio recente foram as comparações com Arrascaeta. O uruguaio vem se destacando no Mais Querido do Brasil e por isso muitos passaram a considerá-lo o melhor gringo da história do clube. Mas Pet não gostou do assunto e fugiu da pergunta na Jovem Pan, mas não deixou de alfinetar: “Você está perguntando para mim? Não vou responder sobre mim. Essa pergunta é para dar Ibope, discussão, click mídia”, disse, por fim.

Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.


Partilha