Flamengo x Palmeiras: perigos e fraquezas do time de Abel

08/11/2023, 16:09
Conheça os pontos positivos e negativos do Palmeiras de Abel Ferreira, adversário do Flamengo hoje

Nesta quarta-feira (08), o Flamengo volta a campo para mais um jogo decisivo no Campeonato Brasileiro. Com a distância para o líder despencando, ganhar do Palmeiras nessa noite é essencial para o Mais Querido seguir sonhando com título. No entanto, o time de Tite terá pela frente um difícil adversário.

O Flamengo, com novo técnico há apenas um mês, encara o trabalho mais longo do futebol brasileiro atualmente. Abel Ferreira está no Palmeiras há três anos, e conseguiu dar ao time a sua cara. Porém, ainda assim, o time alviverde demonstra fraquezas em campo.

Leia mais: Desfalques e últimos jogos: como chega o Palmeiras para enfrentar o Flamengo

O canal Falando de Tática reuniu pontos importantes que o Flamengo deve se atentar para tirar proveito ou se proteger.

Para Flamengo ficar de olho: bola longa, faltas laterais e lado direito

Equipe de recursos, o Palmeiras tem diferentes formas de atacar o adversário. Começando pela bola longa, uma jogada que costuma gerar lances de perigo. O analista Raphael Rabello explica que o Palmeiras não gosta de girar a bola e prefere agredir o adversário quanto antes.

A bola longa permite quebrar linhas facilmente e deixar os atacantes na frente do gol. Essa jogada costuma partir ainda da defesa, com os zagueiros arriscando os “chutões” conscientemente. A sobra quase sempre é de Raphael Veiga. O meia é o quarto jogador com mais finalizações do Brasileirão.

Outro recurso é a falta lateral. Abel Ferreira sabe usar bem os zagueiros Murilo e Gustavo Gómez. A dupla tem mais de 1,80 de altura, ou seja, são fortíssimos na hora do cabeceio. Contra o Botafogo, o gol da vitória veio por meio de uma cobrança de falta na lateral esquerda. Raphael Veiga chutou curvado e Murilo sequer precisou saltar. A bola caiu nos pés do zagueiro que só empurrou para a rede.

Foto: Reprodução/Rede Globo

Por fim, o poderoso lado direito do Palmeiras. Esse aspecto é notável até mesmo nas estatísticas. O time paulista é líder em passes por esse setor no campeonato. Mayke, lateral-direito da equipe, é o terceiro jogador com mais cruzamentos do Brasileirão. Nesse sentido, Tite precisará de mais atenção na beirada, e deve contar com Gerson para cumprir esse papel.

Fraquezas do Palmeiras: contra-ataque e chute de fora da área

Abel Ferreira costuma montar o Palmeiras dando a maior liberdade possível para os seus alas. Isso significa que Piquerez e Mayke ajudam na construção de jogadas, e sobem ao ataque para auxiliar os jogadores de frente. Em caso de contra-ataque, o Palmeiras se defende em menor número.

Quando acontece a roubada de bola, Zé Rafael e Richard Ríos demoram para voltar a marcação. Essa é uma das fraquezas do clube paulista que o Flamengo pode aproveitar no Maracanã, principalmente com seus velocistas nas pontas. Everton Cebolinha e Luiz Araújo devem ser os escolhidos de Tite nesta rodada para essa função.

Foto: Reprodução/Falando de Tática

Outro aspecto observado pelo analista Raphael Rabello é a finalização de fora da área. O Palmeiras tem um deficit em marcar os chutes de média-distância, algo que o Flamengo certamente irá tentar com Pulgar, por exemplo. Contra Botafogo e Athletico, pelo Brasileirão, o time de Abel sofreu nesse sentido.

Quando o adversário escora a bola da lateral para o centro, a defesa alviverde apresenta uma dificuldade em acompanhar na marcação. Sendo assim, o jogador fica com um campo de visão livre para tentar o chute, que costuma chegar ao gol. Ayrton Lucas e Gerson são os jogadores do Flamengo que podem ser utilizados nessa proposta.


Partilha