Perfil fake atribuído a Dunshee ofendeu de Lula a Bap; veja tweets
As ofensas a opositores pelo perfil fake de Roberto Dodien viraram caso de polícia depois que o ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello e o ex-candidato Walter Monteiro acionaram a Justiça para obrigar o Twitter a revelar o verdadeiro dono do perfil. As suspeitas são que ele seja o vice-presidente geral e Jurídico do Flamengo, Rodrigo Dunshee de Abranches.
Desde que as suspeitas sobre o perfil vieram à tona, na sexta-feira, Dunshee não negou publicamente ser o dono do perfil. Ele faltou a uma reunião do Conselho Deliberativo na segunda-feira na qual opositores aguardavam explicações, mas compareceu hoje a um almoço oferecido por aliados.
Leia mais: Conselheiro do Flamengo entra na Justiça para identificar autor do perfil fake
O perfil de Roberto Dodien foi apagado ainda na sexta-feira, mas o MRN teve acesso a diversas postagens feitas pelo fake desde 2021, quando o perfil foi criado. Abaixo, uma seleção desses tweets que podem render a Dunshee problemas na Justiça e dentro do clube caso a autoria seja comprovada:
Walter Monteiro
O ex-candidato, terceiro lugar nas eleições de 2023, era um dos principais alvos de Dodien. Em ocasiões diferentes, Dodien chamou Monteiro de “oposição destrutiva e nociva” e “psicopata” e o acusou de ter um “caráter maldoso e duvidoso”. O primeiro post na conta de Dodien é uma resposta a uma crítica de Monteiro a uma foto de Dunshee com o então ministro da Justiça Anderson Torres, em junho de 2021. Ele também usaou a conta para ofender reiteradas vezes dois dos principais coordenadores de campanha de Monteiro, os conselheiros Rodrigo Rötzsch e Júlio James.
Eduardo Bandeira de Mello
Num dos posts mais recentes antes de deletar a conta, Dodien acusou Bandeira de ser responsável pelas mortes de dez adolescentes no incêndio do Ninho do Urubu. Mas ele já havia feito outras postagens contra o ex-presidente, como esta em que o chama de “anta”. Ele também usou a conta para ofender os ex-vice-presidentes da gestão Bandeira Antonio Tabet, Rafael Strauch e Daniel Orlean.
Marco Aurélio Asseff
Outro candidato de oposição em 2021, Asseff foi chamado de mentiroso por Dodien, que questionou a afirmação de que ele advogava para o clube.
George Helal
O ex-presidente do Flamengo, que dá nome ao CT do clube e é grande benemérito do Flamengo, também foi alvo de Dodien. Numa discussão com o filho de Helal, Michel, candidato na chapa de Assef, Dodien alegou que o Flamengo ainda paga salário a Helal e disse que o clube “não é fundo de previdência”.
Bap
Os ataques não ficaram restritos a opositores da gestão Landim. Dodien também atacou o então vice-presidente de Relações Externas e atual presidente do Conselho de Administração, Luiz Eduardo Baptista, o Bap. Curiosamente, Bap aparece como o principal rival de Dunshee na disputa interna pela sucessão de Landim.
Jorge Jesus
O técnico mais vitorioso da história recente do Flamengo não escapou das ofensas de Dodien. Em uma resposta ao jornalista Rodrigo Mattos, o suposto conselheiro chamou Jesus de “safado” e “fdp”.
Paulo Sousa
Jesus não foi o único ex-técnico ofendido. Paulo Sousa foi chamado de “desastre” e acusado de “querer surfar na onda de Dorival”.
Benjamin Back
As ofensas não se restringiram aos muros do Flamengo. O jornalista Benjamin Back foi aconselhado por Dodien a “procurar um psicólogo”. Ironicamente o suposto conselheiro escreveu que “no Flamengo não tem fake”.
Lula e Alexandre de Moraes
O presidente foi chamado de “ladrão” mais de uma vez por Dodien. Uma delas ao responder críticas a fotos com Jair Bolsonaro no dia das eleições presidenciais do ano passado com imagens de Lula recebendo o Flamengo hexacampeão em 2009. “Com ladrão e safado pode?”, questionou. Outra foi ao comentar uma foto de Lula sendo diplomado por Alexandre de Moraes e Rosa Weber no TSE. Ele também respondeu a um post do ministro do STF com emojis de alto-falantes desligados e a palavra “mordaça”.
Globo
A Globo, principal parceira comercial do Flamengo, também foi atingida por Dodien. E de graça. Respondendo a uma crítica do jornalista Rodrigo Mattos sobre o pequeno colégio eleitoral do clube, Dodien questionou “quantos elegem o seu chefe da Globo?”. Mattos, atualmente no UOL, não trabalha nem nunca trabalhou na emissora.
Siga o MRN no Twitter e no Instagram.
Seja um apoiador do MRN! CLIQUE AQUI e faça parte da comunidade.