'Peneira' com Abel, defesa do Flamengo passa dois jogos sem levar gol com Fera

05/06/2019, 03:34
Atualizado: 01/11/2023

Um dos principais focos da insatisfação da torcida do Flamengo com o ex-técnico Abel Braga era a facilidade que os adversários encontravam para vazar a defesa rubro-negra: em 30 jogos, foram 27 gols sofridos, mesmo com o baixo nível dos adversários no Campeonato Carioca em boa parte dessas partidas.

Em dois jogos com o interino Marcelo Fera, o Flamengo não teve sua meta vazada, porém, apesar de ter tomado alguns sustos contra o Corinthians na forma de bolas na trave do goleiro Diego Alves.

O treinador interino atribui a melhora da defesa rubro-negra à alteração no posicionamento defensivo da equipe, principalmente do volante Willian Arão, um dos homens de confiança de Abel e um dos principais alvos de críticas da torcida:

— A parte que o Flamengo mais evoluiu nesses últimos dois jogos foi nessa parte de eu ter trazido um pouquinho o Arão para trás e ter colocado esses seis homens defendendo lá atrás. Eu acho que isso foi uma parte que a gente ajustou para a nossa parte defensiva ficar mais fortalecida.

O técnico interino Marcelo Fera acompanha o jogo contra o Corinthians. Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

Já o zagueiro Rodrigo Caio acredita que o Flamengo está entrando mais concentrado nas partidas:

— Eu acho que é o nível de concentração, é o que a gente fala, jogo grande a gente entra diferente. A gente tem que mudar um pouco isso. A gente tem que entrar concentrado todos os jogos, essa é uma cobrança diária nossas, porque quando a gente toma gol a culpa é de todos. Nesses jogos decisivos, a final do Carioca, o jogo contra o Peñarol, o primeiro jogo contra o Corinthians e hoje a gente ficou sem tomar gols, porque nos jogos complicados, nos jogos decisivos, a gente tá tendo um nível de concentração muito alto. E a gente tem que fazer isso em todos os jogos, porque se a gente fizer isso vai ser muito difícil ganhar da gente.

Foi apenas a terceira vez na temporada que o Flamengo conseguiu encadear duas partidas seguidas sem sofrer gols. As duas anteriores haviam sido em jogos do Campeonato Carioca: contra Volta Redonda e Madureira, pela fase de grupos da Taça Rio, e contra o Vasco, duas vezes, nas finais do campeonato. Caso não seja vazado contra o Fluminense, o time estabelecerá um novo recorde de jogos sem levar gol na temporada.


Compartilhe