Peñarol x Flamengo: Conmebol escala árbitro argentino para decisão na Libertadores

23/09/2024, 09:44
Facundo Tello em jogo da Eurocopa; árbitro argentino apita Peñarol x Flamengo na Libertadores

A Conmebol divulgou a escala de arbitragem para o Peñarol x Flamengo decisivo, na quinta-feira (26), às 19h, no Campeón del Siglo, pelo jogo de volta das quartas de final da Libertadores. O árbitro escolhido para o confronto é Facundo Tello. Paticamente toda a equipe para o jogo será composta por árbitros da Argentina.

O árbitro de 42 anos terá os compatriotas Juan Bellatti e Gabriel Chade como auxiliares principais. O quatro árbitro será Pablo Echavarria. Já a cabine do VAR será responsabilidade de Silvio Trucco, com Hecto Palleta e Hernan Mastrangello como os assistentes um e dois, respectivamente. O único membro que não é argentino é o assessor de arbitragem: José Carpio, do Equador.

David Luiz aponta 2 fatores que serão fundamentais para reviravolta na Libertadores

Facundo Tello apitou 34 partidas em um total de 10 competições diferentes nesta temporada. Ele foi um dos escolhidos da Conmebol para “intercâmbio” na Eurocopa e fez jogos tanto pela Liga quanto pela Copa da Arábia Saudita, além dos torneios na Argentina, Recopa Sul-Americana e Libertadores. Com a escala para a arbitragem de Peñarol x Flamengo, aliás, ele tem 100% de presença no mata-mata do torneio.

Os jogos Nacional x São Paulo e Palmeiras x Botafogo foram responsabilidade do árbitro, ambos pelas oitavas de final. Depois foi escalado para apitar Fluminense x Atlético-MG no Maracanã, na última quarta-feira (18), pela ida das quartas de final.

Será a quarta vez que Facundo Tello apita um jogo do Flamengo em sua carreira, terceiro em 2024. O primeiro partida contra o Barcelona de Guayaquil, pela fase de grupos da Libertadores 2020. Neste ano, ele esteve nas vitórias rubro-negras sobre Palestino (2×0) e Millonarios (3×0). No último jogo, aliás, expulsou Bruno Henrique já no fim do jogo por falta grave.

Ainda que seja um árbitro reconhecido por deixar o jogo seguir e que tenta controlar a partida com conversas, ele possui uma média de 4,9 amarelos por jogo. São 169 cartões em 34 partidas no ano. Os vermelhos, por outro lado, foram poucos: cinco (0,14 p/j).

Escala de arbitragem completa para Peñarol x Flamengo

  • Árbitro: Facundo Tello (ARG)
  • Assistente 1: Juan Bellatti (ARG)
  • Assistente 2: Gabriel Chade (ARG)
  • Quarto árbitro: Pablo Echavarria (ARG)
  • VAR: Silvio Trucco (ARG)
  • AVAR: Hecto Palleta (ARG)
  • AVAR 2: Hernan Mastrangello (ARG)
  • Assessor: José Carpio (ECU)
  • Quality Manager: Angel Sacnhez (ARG)

Flamengo precisa de virada no Uruguai

A derrota por 1 a 0 no jogo da ida faz o Flamengo precisa reverter o placar no estádio Campeón del Siglo, em Montevidéu. O time rubro-negro necessita de pelo menos dois gols de diferença para avançar no tempo normal, enquanto uma vitória por diferença mínima leva disputa da vaga para os pênaltis.

Tite deixou os titulares de fora da partida contra o Grêmio para focarem exclusivamente no Peñarol. Léo Ortiz e Gabigol também treinam com o grupo que ficou no Rio de Janeiro com o auxiliar Matheus Bachi, o que fazem deles possíveis mudanças para o 11 inicial no Uruguai.


Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.