Paysandu adere à Libra, mesmo grupo do Flamengo

27/10/2023, 19:39
Torcida do Paysandu comemora acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Clube assinou nesta sexta (27) contrato com a Libra e se junta à bloco do Flamengo

Mais um clube adere ao bloco da Libra, novo projeto de liga do futebol brasileiro. O Paysandu assinou o contrato com o bloco do Flamengo nesta sexta (27), na capital paulista. Assim, se tornou o primeiro clube da região norte a entrar na liga e se junta a outros 17 clubes.

Atualmente, a Libra detém 70% da audiência do Campeonato Brasileiro, com clubes como Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Grêmio, São Paulo e Santos. O Paysandu conseguiu o acesso para a Série B de 2024 e, de acordo com o presidente do clube, foi um grande passo fechar com a liga.

Leia mais: Paulão dá detalhes de quase ida para o Flamengo de Rogério Ceni

“Demos um passo importantíssimo para o futuro do Paysandu na Série B e, se Deus quiser, visando a Série A do Campeonato Brasileiro. Garantimos assim a vantagem de negociar, juntamente com um bloco fortíssimo do futebol, o direito de transmissão dos nossos jogos em todos os meios de comunicação. Sucesso ao nosso clube”, afirmou Maurício Ettinger, presidente da equipe paraense.

Paysandu poderá ter calendário mais cheio em 5 anos

Com o acesso para a Série B, o Paysandu tem 38 partidas garantidas pelo Campeonato Brasileiro. Além disso, irá disputar também Copa do Brasil, Copa Verde e Campeonato Paraense. Caso avance às fases finais do estadual e do campeonato regional, serão mais 21 jogos garantidos. Portanto, caso passe da primeira fase do mata-mata nacional, chegará à 61 jogos.

A última vez que o Paysandu atingiu esta quantidade de jogos foi em 2018. Por outro lado, o “Papão” sofreu para fazer 50 jogos na temporada. Dessa forma, com o calendário cheio, um dos clubes mais tradicionais da região norte volta a ter relevância e ser um atrativo financeiro à Libra.

Globo faz proposta bilionária à Libra

Neste mês, a Globo fez uma proposta pelos direitos de transmissão do Campeonato à partir de 2025. A emissora acenou com uma oferta de R$ 1,1 bilhão para a Libra. Atualmente, o bloco de Flamengo e Paysandu tem 171 partidas na primeira divisão. Ou seja, 45% dos jogos.

Aliás, o Flamengo é peça-chave em briga que envolve Globo, Amazon e SBT. A emissora carioca ofereceu R$ 2 bilhões junto à empresa norte-americana pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Contudo, somente caso Libra e LFF cheguem a um consenso. O Fla é um empecilho, visto que o clube assinou uma cláusula de estabilidade, que não agrada os clubes da Liga Forte Futebol, que pregam distribuição mais igualitária dos direitos econômicos.


Partilha
Leonardo de Deus
Autor

Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.