Mais um clube adere ao bloco da Libra, novo projeto de liga do futebol brasileiro. O Paysandu assinou o contrato com o bloco do Flamengo nesta sexta (27), na capital paulista. Assim, se tornou o primeiro clube da região norte a entrar na liga e se junta a outros 17 clubes.
Atualmente, a Libra detém 70% da audiência do Campeonato Brasileiro, com clubes como Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Grêmio, São Paulo e Santos. O Paysandu conseguiu o acesso para a Série B de 2024 e, de acordo com o presidente do clube, foi um grande passo fechar com a liga.
Leia mais: Paulão dá detalhes de quase ida para o Flamengo de Rogério Ceni
“Demos um passo importantíssimo para o futuro do Paysandu na Série B e, se Deus quiser, visando a Série A do Campeonato Brasileiro. Garantimos assim a vantagem de negociar, juntamente com um bloco fortíssimo do futebol, o direito de transmissão dos nossos jogos em todos os meios de comunicação. Sucesso ao nosso clube”, afirmou Maurício Ettinger, presidente da equipe paraense.
Paysandu poderá ter calendário mais cheio em 5 anos
Com o acesso para a Série B, o Paysandu tem 38 partidas garantidas pelo Campeonato Brasileiro. Além disso, irá disputar também Copa do Brasil, Copa Verde e Campeonato Paraense. Caso avance às fases finais do estadual e do campeonato regional, serão mais 21 jogos garantidos. Portanto, caso passe da primeira fase do mata-mata nacional, chegará à 61 jogos.
A última vez que o Paysandu atingiu esta quantidade de jogos foi em 2018. Por outro lado, o “Papão” sofreu para fazer 50 jogos na temporada. Dessa forma, com o calendário cheio, um dos clubes mais tradicionais da região norte volta a ter relevância e ser um atrativo financeiro à Libra.
Globo faz proposta bilionária à Libra
Neste mês, a Globo fez uma proposta pelos direitos de transmissão do Campeonato à partir de 2025. A emissora acenou com uma oferta de R$ 1,1 bilhão para a Libra. Atualmente, o bloco de Flamengo e Paysandu tem 171 partidas na primeira divisão. Ou seja, 45% dos jogos.
Aliás, o Flamengo é peça-chave em briga que envolve Globo, Amazon e SBT. A emissora carioca ofereceu R$ 2 bilhões junto à empresa norte-americana pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. Contudo, somente caso Libra e LFF cheguem a um consenso. O Fla é um empecilho, visto que o clube assinou uma cláusula de estabilidade, que não agrada os clubes da Liga Forte Futebol, que pregam distribuição mais igualitária dos direitos econômicos.
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.