Paulo Sousa se declara em carta aberta à Nação com citação a livro rubro-negro

30/03/2022, 09:04
paulo sousa flamengo

“Vencer, vencer, vencer.” Talvez este seja o refrão mais repetido do hino rubro-negro no dia a dia do clube. A ambição da Nação é proporcional ao seu tamanho. E às vezes alguns técnicos demoram para perceber isso. Esse, no entanto, não é o caso de Paulo Sousa. “Aqui não há espaço para dúvidas, não há um jogo mais difícil que outro, não há desculpas que justifiquem uma tarde ruim”, afirmou o treinador.

O técnico português publicou uma carta destinada aos rubro-negros na manhã desta quarta-feira (30). Ou seja, horas antes da primeira partida pela final do Campeonato Carioca. Embora seja o maior campeão do estadual, a taça desse ano pode ser inédita para o Flamengo. Isso porque o Mais Querido está tendo a chance única de conquistar o primeiro tetracampeonato do Cariocão nos 126 anos do clube.

Leia mais: Após rescisão com o Flamengo, César fecha com clube da Série B

Paulo Sousa e o atual elenco tem a chance de fazer história nesta quarta-feira e sábado, quando acontece a partida de volta. Pelo visto, força de vontade de todos não vai faltar. “Nação, eu sei e entendo o que vocês querem. O que vocês querem, eu e todos os nossos jogadores também o querem. Queremos Vencer”, garantiu o português.

Contudo, Sousa ressalta que o mar de glórias exige uma navegação diferente. Uma viagem que a Nação está cansada de realizar. “Para Vencer, temos que jogar juntos. Da mesma forma que festejam um gol, é preciso que encham o time de confiança e coragem para enfrentar os momentos mais difíceis, sejam eles durante o ano ou em alguns momentos do jogo. No bom e no mau, na alegria e na dificuldade, temos que ir juntos… de mãos dadas”, disse o treinador.

A cultura rubro-negra

Portugal, Itália, Alemanha, Grécia, Espanha, Inglaterra, Hungria, Israel, Suíça, China, França e Polônia. Esses foram os países que Paulo Sousa jogou e posteriormente treinou. Até por isso, o técnico precisa estar sempre aberto a novas culturas. Com o Brasil, não seria diferente. Mas, aqui, tem uma pequena diferença: além do país, o português precisou aprender a cultura rubro-negra.

Ele rapidamente entendeu isso. Tanto que antes mesmo de embarcar ao Brasil, Paulo Sousa contatou a embaixada rubro-negra em Portugal, solicitando indicações de livros sobre o Flamengo. Obviamente, o pedido do técnico é uma ordem.

Pelo visto, o treinador cumpriu com sua promessa e leu os livros. Não só pelas diversas frases da Nação presente na carta desta quarta-feira, por exemplo, “Vencer, Vencer, Vencer” ou “Vamos juntos. Até o final”. Mas, também, por uma própria citação a um livro rubro-negro. “Como escreve Anita Tourinho (no livro Relatos de uma Paixão em Vermelho e Preto) ‘… não apenas se ama, vive-se o Flamengo ao ponto de sê-lo’”, escreveu Paulo Sousa.

O livro Relatos de uma Paixão em Vermelho e Preto contém diversas crônica de escritores, amadores e profissionais, que dissertam sobre seu amor pelo Flamengo. “Esse livro é muito interessante pra entender o fenômeno Flamengo dentro de cada um de nós”, disse o ex-presidente do clube Eduardo Bandeira de Mello. A obra está disponível para compra nesse link.

Confira a carta de Paulo Sousa na íntegra

Nação,
Aprendi olhando nos olhos de vocês, nos cumprimentos nas ruas e nas arquibancadas do Maracanã que aqui não há espaço para dúvidas, não há um jogo mais difícil que outro, não há desculpas que justifiquem uma tarde ruim.
Não importa, o Flamengo tem de Vencer, Vencer, Vencer

Nação,
Eu sei e entendo o que vocês querem.
O que vocês querem, eu e todos os nossos jogadores também o querem.
Queremos Vencer.
Pra Vencer, temos que jogar juntos.
Da mesma forma que festejam um gol, é preciso que encham o time de confiança e coragem pra enfrentar os momentos mais difíceis, sejam eles durante o ano ou em alguns momentos do jogo.
No bom e no mau, na alegria e na dificuldade, temos que ir juntos… de mãos dadas.

Nação,
Vocês nos ensinam a amar, respeitar e viver o Flamengo.
Como escreve Anita Tourinho (no livro Relatos de uma Paixão em Vermelho e Preto) “… não apenas se ama, vive-se o Flamengo ao ponto de sê-lo”.

Nação,
Através da sua Força e União…
Vamos juntos.
Até o final.


Partilha
José Mário Ferraz
Autor

Apaixonado por contar histórias. Profissional com facilidade na escrita e na comunicação. Atualmente, redator no Mundo Rubro Negro