Paulo Sousa, o Romântico: entenda como surgiu o apelido do técnico do Flamengo
Antes mesmo de chegar ao Flamengo, Paulo Sousa já fazia enorme sucesso entre os torcedores nas redes sociais. E ganhou um apelido: o romântico. Mas como surgiu a brincadeira da torcida no Twitter? Tudo começou após uma entrevista ao site “Tribuna Expresso” e viralizou entre os rubro-negros após o acerto para comandar o time em 2022. Entenda:
LEIA MAIS: Agente de Gabigol confirma propostas da Premier League e revela futuro do atacante
O pré-romantismo de Paulo Sousa
Enquanto ainda nem sonhava em dirigir o Flamengo, Paulo Sousa conversou com a imprensa portuguesa em uma longa entrevista. Mas ao descrever suas qualidades e como pensa o futebol, o Mister soltou a famosa frase. Assim, logo após a confirmação do acerto com o treinador, torcedores resgataram as declarações:
“Gosto de ver as minhas equipes expressando todo o seu conteúdo romântico ou poético, individual e coletivo. De forma a que tenham domínio sobre o adversário e esse domínio tem muito a ver, no meu ponto de vista, com espaço e com tempo”, disse Paulo Sousa, em 2019.
No entanto, a entrevista continha trechos importantes para compreender Paulo Sousa e como deve trabalhar no Flamengo. Em uma das afirmações, o técnico explicou que gosta de uma equipe com identidade. Mas novamente usou frases de efeito, que foram resgatadas em mais postagens nas redes sociais flamenguistas:
“Mas requer, sem dúvida, uma inteligência tática importante. Portanto, procuramos ter uma identidade comum em todas as equipes. Onde essa base permita ao indivíduo a tomada mais rápida de decisões perante esse tempo e espaço para que essa expressão poética possa ser a base do individual”
O romântico Paulo Sousa em lua de mel com a torcida do Flamengo
Não demorou muito para as brincadeiras ganharem força. Principalmente no Twitter. Em meio à sombra de Jorge Jesus, o preferido dos rubro-negros, e a desconfiança, foi o que faltava para o romance acontecer. Paulo Sousa, que não é frequentador assíduo das redes sociais, não se manifestou sobre as brincadeiras. Entretanto, certamente soube da sua “fama” de romântico no Brasil.
CONFIRA: Outro patamar? Paulo Sousa revela recurso inédito, mas graças ao poderio financeiro do Flamengo
Durante entrevista à FlaTV, após contratado, o comandante do Rubro-Negro falou sobre o assunto. Mas, ao contrário do que esperavam, reafirmou as declarações e abraçou o apelido de romântico:
“Sou romântico em todos os sentidos. Futebol é estética, é cultura. Tem a ver com a poesia individual, aquela que tinha o Zico. É a idealização de um amor próprio para com o que fazemos, para com a torcida, e isso tem que estar expresso no nosso jogo. Na vida também sou romântico.”, disse Paulo Sousa.
A declaração, obviamente, levou os torcedores do Flamengo à loucura. Muitos aproveitaram o próprio momento do clube para a diversão. Como o tão esperado encontro entre Paulo Sousa e Gabigol:
E o o romantismo ganhou força:
Contudo, o romantismo de Paulo Sousa vai precisar mostrar resultados em campo. Assim como no amor, caso o romance do torcedor do Flamengo não seja correspondido, pode virar ódio. E acabar numa separação nada romântica.
Jornalista e Historiador, é apaixonado por futebol bem jogado. Já atuou na Rádio Roquette Pinto e como colunista no Goal.com. Siga no Twitter: @EuBrguedes