Paulo Sousa indica para quais posições deseja reforços no Flamengo
Após desembarcar no Brasil, nesta sexta (7), o técnico Paulo Sousa já sinalizou à diretoria do Flamengo quais posições deseja reforçar. De acordo com o técnico português, o elenco atual não necessita de grandes investimentos ou dispensas. Mas o sistema defensivo terá atenção especial neste primeiro momento.
LEIA MAIS: Flamengo pode perder um dos nomes fortes dos esportes olímpicos; vice-presidente confirma
Paulo Sousa já conheceu o Ninho do Urubu, onde volta dia 10 para dar início ao trabalho com seu novo clube. No entanto, antes mesmo de chegar ao Rio de Janeiro, o treinador indicou aos dirigentes que seu desejo são apenas jogadores pontuais. O Mundo Rubro Negro apurou que o técnico espera um goleiro e um zagueiro no primeiro semestre.
Segundo o novo técnico do Flamengo, a necessidade de um arqueiro experiente para dividir a posição com Diego Alves é parte de um planejamento a longo prazo. A avaliação veio após análise dos atletas, ainda em Portugal. A comissão técnica de Paulo Sousa vê ainda com preocupação a quantidade excessiva de jogos e campeonatos. Mais um jogador que possa ser titular é parte crucial.
Além disso, há uma preocupação dos novos profissionais quanto à faixa etária alta do sistema defensivo. Atualmente, dos atletas considerados titulares – Diego Alves, Filipe Luís, David Luiz, Rodrigo Caio e Isla – apenas Rodrigo não está acima dos 30 anos.
Paulo Sousa busca zagueiro para o Flamengo e suas ideias de jogo
Entretanto, mais um zagueiro também é desejo de Paulo Sousa. Com a saída de Bruno Viana e Rodrigo Caio com problemas de saúde, apenas três jogadores compõe o setor. Mas jovens como Noga também devem ganhar espaço. A ideia é contar com mais um defensor com maior rodagem, além de ideias de jogo próximas das suas.
CONFIRA: Bruno Spindel quebra o protocolo e revela detalhes da reunião com Paulo Sousa
Paulo Sousa gosta de utilizar zagueiros mais velozes e que saibam trabalhar bem a posse da bola. No time atual, David Luiz e Rodrigo têm tais virtudes. Léo Pereira também já foi elogiado por treinadores anteriores, principalmente por ser canhoto e dar saída pela esquerda, algo em falta no mercado.
Até o momento, o Flamengo não anunciou qualquer reforço para a temporada 2002. Mas ao menos três nomes são aguardados para as próximas semanas. Até lá, o novo treinador não espera a saída de nenhum jogador do elenco.
Jornalista e Historiador, é apaixonado por futebol bem jogado. Já atuou na Rádio Roquette Pinto e como colunista no Goal.com. Siga no Twitter: @EuBrguedes