Patrocinador histórico multicampeão com o Flamengo completa 50 anos
Lubrax foi um grande patrocinador do Flamengo em um período longevo. A empresa estampou a camisa do Mais Querido de 1984 a 2009, ou seja, em diversos momentos da história do clube e conquistando várias taças. Alguns títulos que o Mengão venceu com a marca na camisa, por exemplo, foram os Brasileiros de 1987 e 1992. Isso porque em 2009, o contrato se encerrou ainda em janeiro. Além disso, as Copas do Brasil de 1990 e 2006 também foram com a Lubrax, que ainda viu o Rubro-Negro vencer nove Cariocas. Trata-se, então, de uma parceria que viveu grandes momentos no clube. Agora, a empresa faz 50 anos.
A marca de lubrificantes investiu no esporte para atrair visibilidade e parece ter dado certo. Além do acordo com o Flamengo, Lubrax esteve no Rally Dakar, Fórmula 1, Fórmula Truck e Stock Car, denotando seu apreço aos esportes de corrida. Na Stock Car, inclusive, a empresa tem uma equipe, a Lubrax Podium Stock Car Team. Fundada em 1973 com uma fábrica em Duque de Caxias, precisou de pouco tempo para começar a investir no esporte e crescer. Foram essas parcerias, incluindo o contrato com o Flamengo, que fizeram com que Lubrax se tornasse a líder de lubrificantes no Brasil.
Leia Mais: Vinícius Júnior prende o choro ao falar sobre parceria com Paquetá na Copa
Marketing e planos de aniversário
O diretor Lins explica essa questão das estratégias de marketing: “Temos avançado bastante em nossa estratégia de go-to-market contando agora com uma rede sólida de distribuidores autorizados, cobrindo as mais diversas regiões”.
Com o aniversário de 50 anos, Lubrax tem planos para os próximos meses: “Entendemos o Brasil e o brasileiro. Criamos uma proposta de valor customizada, baseada em familiaridade. Estamos próximos a nossos clientes, somos um time muito relacional. Atuamos com grande alcance, estamos presentes em todo o Brasil, mas sempre com simplicidade. Transmitimos segurança, confiança, certeza, para que nossos clientes sigam seu caminho, e suas operações, com tranquilidade”.
Rescisão entre Flamengo e Lubrax
O Flamengo recebia R$ 16,2 milhões anuais pelo patrocínio, mas desejava receber R$ 20,6 milhões para renovar o vínculo que se encerrava em janeiro de 2009. Mas a Petrobras não gostou da proposta e as conversas não evoluíram, fazendo com que o Mais Querido passasse a procurar novos patrocínios.
Chegava ao fim o mais antigo patrocínio do futebol brasileiro na época, da petrolífera que esteve presente nos uniformes flamenguistas em diversos títulos e também momentos ruins, deixando o carinho e a memória afetiva nos torcedores do Flamengo. Mas nem sempre foi assim. Ainda em 1984, no primeiro ano de parceria, os torcedores reclamavam: “Lugar de óleo é no motor”, com faixa e tudo no Maracanã. A frase fazia referência ao slogan da petrolífera. É que as faixas verde e amarelas no Manto Sagrado não agradaram a torcida, mas com tanto tempo juntos e títulos, a situação foi normalizada.