Nesta semana, o lateral-direito Guillermo Varela se reuniu com Jorge Sampaoli e ouviu que está liberado para procurar um novo clube. Fora dos planos do treinador, o clube não fará forças para segurar o uruguaio, que deve receber propostas do futebol europeu. O episódio evidencia a falta de planejamento do futebol do Flamengo.
Guillermo Varela chegou na janela de inverno do ano passado, após o lateral deixar o Dínamo de Moscou. Mas os erros de planejamento já estavam claros desde o momento da sua contratação. O lateral não pôde jogar a Copa do Brasil porque perdeu o prazo de inscrição do torneio, e, assim, acabou não sendo utilizado por Dorival Júnior nem quando Rodinei não estava à disposição.
Leia mais: Bruno Henrique ataca Mauro Cezar mas Sampaoli escolhe outro caminho
E à partir dali, a história do lateral no Flamengo explana o amadorismo do departamento de futebol. Em dezembro, o clube decide trocar de técnico e não renova com Dorival Júnior. Vitor Pereira chega, dá o aval e o Flamengo renova com Varela por mais três temporadas. No entanto, nem com o português o lateral teve espaço.
No Mundial de Clubes, por exemplo, o Flamengo foi com Matheuzinho de titular, e o jovem cometeu um pênalti logo aos três minutos. Alternando entre titular e reserva no Campeonato Carioca, em abril Varela vai para o Departamento Médico e quando volta o clube já está com novo treinador. E hoje, meses após renovar, é liberado para encontrar um novo clube enquanto ainda tem mais dois anos e meio de contrato.
Com Varela fora dos planos, Flamengo não busca novo lateral
Sendo assim, é possível que Guillermo Varela deixe o Flamengo nas próximas semanas, ainda nesta janela de transferências. No entanto, a lateral-direita não é uma das prioridades do clube no mercado da bola. Isso porque com Wesley sendo titular absoluto, e Matheuzinho retornando de lesão, Sampaoli quer jogadores para outras posições.
O treinador argentino enxerga que o criticado Wesley tem grande margem de evolução e entende que o jovem de 19 já subiu seu nível de atuação. Já Matheuzinho, que fraturou a tíbia em março, está perto do retorno aos gramados e deve ser a segunda opção na lateral.
Portanto, é improvável que o Flamengo busque um novo nome no mercado. Sendo assim, com Luiz Araújo e Agustín Rossi confirmados e com Allan próximo de um acerto, o Mengão foca nas contratações de De La Cruz e Claudinho.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.