O dia 21 de março marca o aniversário de uma das lendas do futebol mundial. Ronaldinho Gaúcho completa 44 anos nesta quinta-feira, recebendo homenagens de fãs do futebol e também de flamenguistas. Isso porque, entre 2011 e 2012, o craque defendeu o Manto Sagrado.
A passagem de Ronaldinho Gaúcho no Flamengo foi rápida, mas muito marcante. Envolveu chapéu histórico no Grêmio, criação do bonde do Mengão sem freio e um dos maiores jogos da história do Campeonato Brasileiro. Relembre:
➕ 777 Partners responde ao Vasco se vai contratar ou não Michael
“Agora eu sou Mengão”
O anúncio oficial de Ronaldinho foi feito no dia 11 de janeiro, pela então presidente Patrícia Amorim. “O Flamengo pode comemorar, o Ronaldinho Gaúcho é nosso. Amanhã quero todo mundo na rua com a camisa rubro-negra”, disse em pronunciamento histórico.
A chegada do craque já foi recheada de polêmicas. Antes de assinar com o Flamengo, o R10, que estava no Milan, flertava seu retorno para o Grêmio. O clube tricolor chegou a montar uma estrutura no Estádio Olímpico para recebê-lo. A desmontagem da festa virou um meme utilizado até hoje por fãs de futebol.
A apresentação de Ronaldinho ocorreu no dia 12, na Gávea. É claro que a Nação marcou presença em peso para ver de perto o novo craque. Em suas primeiras palavras como jogador rubro-negro, Ronaldinho decretou: “Agora eu sou Mengão”.
Início empolgante
Além do craque, o Flamengo fechou o time para a temporada de 2011 com Thiago Neves, Renato Abreu e Deivid. Vanderlei Luxemburgo foi o técnico escolhido para comandar. No começo do ano, o Rubro-Negro venceu o Campeonato Carioca (Taça Guanabara e Taça Rio), sendo esse o primeiro e único título de Ronaldinho na Gávea.
A conquista fez a Nação sonhar com o elenco. A empolgação foi tamanha que uma música foi criada e cantada nos estádios: “Bonde do Mengão sem freio”. A canção cita Ronaldinho e outros jogadores do time na época. Veja um trecho:
“O Ronaldinho tá sem freio
O Negueba tá sem freio
Diego Mauricio tá sem freio
O Felipe tá sem freio
Sai da frente concorrência é o bonde do Mengão sem freio”.
O inesquecível Flamengo 5×4 Santos
Com a camisa do Flamengo, Ronaldinho Gaúcho protagonizou um dos maiores duelos do Brasileirão na era dos pontos corridos. No dia 27 de julho de 2011, o Rubro-Negro enfrentava o Santos na Vila Belmiro, pela 12ª rodada. Neymar vivia seu auge e fez chover na partida, marcando um gol Puskás. Mas o R10 estava lá para garantir os três pontos para o Flamengo.
O Santos chegou a ficar com 3 a 0 de vantagem, enquanto o Rubro-Negro buscou o resultado e deixou tudo igual. Isso ainda no primeiro tempo. Na volta do intervalo, o Peixe voltou a ficar na frente. Era 4 a 3. Em um jogo que parecia longe de terminar, Ronaldinho Gaúcho mostrou o porquê carrega o vulgo de “Bruxo”.
Aos 22′ do segundo tempo, o craque tentava entrar com tudo na grande área e só foi parado com falta. Era a distância perfeita para Ronaldinho emendar um chute colocado na gaveta. Mas ele ousou fazer o diferente. O Camisa 10 esperou o momento certo da barreira santista pular para tirar o coelho da cartola e achar um gol magnífico. Em seguida, ele ainda marcou mais um (seu terceiro no jogo), que selava uma vitória inesquecível na Vila Belmiro.
Crise na Gávea e rescisão de contrato
Foi apenas uma temporada de Ronaldinho Gaúcho no Flamengo. A história de amor terminou com um adeus frustrante, em 2012. Na realidade, desde o segundo turno de 2011, o time começou a perder ritmo e ter atuações ruins. Nem o R10 escapou das críticas da torcida.
O acúmulo fez com que Vanderlei Luxemburgo se irritasse com o Bruxo, que nunca escondeu seu lado festeiro. Se dentro de campo nada dava certo, fora dele era a mesma situação. O Flamengo convivia com problemas financeiros na época e se embolava para pagar seus atletas. Ronaldinho foi um dos que sofreu com a falta de salários.
Sem render mais do esperado e insatisfeito com a crise do clube, Ronaldinho entrou na Justiça e rescindiu seu contrato com o Flamengo em maio. Depois, passaria por Atlético-MG, Querétaro (MEX) e Fluminense, até se aposentar em 2018, aos 37 anos.