Para entender Tite: treinabilidade e outras expressões do ‘titês’

09/10/2023, 09:03
Atualizado: 01/11/2023
Tite em entrevista coletiva da Seleção Brasileira

Após uma longa novela, o Flamengo finalmente está perto de ter um novo técnico. Tite deu o sim ao clube nesse domingo, as partes avançaram nas negociações e o anúncio deve acontecer nesta segunda (9). Conhecido pelas suas frases de efeito e seu vocabulário incomum, o Mundo Bola apresenta abaixo um “dicionário” para entender as expressões utilizadas pelo ex-técnico da Seleção.

Leia mais: João Luis Jr: Flamengo já não é tão ruim, mas ainda tem muito a melhorar

Tite no Flamengo – o dicionário do “Titês”

Tite ficou seis anos no comando da Seleção Brasileira, e durante este tempo, o treinador de 62 anos apresentou aos torcedores novos termos do futebol moderno, adaptados a sua própria linguagem. Quem não ouviu o treinador falando sobre “treinabilidade”, “extremos desequilibrantes” e “atacante terminal”? Mas o que essas expressões significam? Veja abaixo!

Treinabilidade

Uma das palavras que o torcedor do Flamengo mais ouvirá nos próximos meses. Para Tite, treinabilidade nada mais é do que a capacidade que os jogadores têm de evoluir em todos os aspectos do jogo durante os treinos. É treinando que o elenco do Flamengo irá evoluir em cada fundamento.

Tite e Filipe Luís no Flamengo
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Extremos desequilibrantes

Extremos desequilibrantes nada mais é do que os “pontas dribladores”, aqueles jogadores agudos, que jogam pelas beiradas do campo, e que desequilibram o sistema de jogo adversário com suas velocidades e dribles. Um bom exemplo de extremo desequilibrante é Bruno Henrique, que destrói as defesas adversárias pelo lado esquerdo.

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Jogador terminal

Expressão que já virou motivo de piada com Galvão Bueno e outros comentaristas, “jogador terminal” para Tite é o jogador da equipe que finaliza as jogadas, o jogador do gol. Na Seleção, o treinador já se referiu ao atacante Pedro como esse tipo de jogador.

“Pedro é pivô. É o jogador da jogada terminal. Não queira dele transição em velocidade, mas dê a bola nele, para escorar, para uma tabela, uma jogada de cabeceio, para furar a defesa de um adversário que joga com a ‘bunda lá atrás’”, disse Tite em 2022.

Pedro comemora gol pela Seleção Brasileira e provável convocação para Copa do Mundo
Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Último terço

Uma das principais expressões do “tatiquês” do futebol moderno, Tite fala bastante sobre o famoso “último terço”. Na análise tática, o campo de jogo é dividido em três partes, defesa, meio de campo e ataque. O último terço nada mais é do que o setor ofensivo, a parte do campo onde o seu time finaliza as jogadas.


Compartilhe
André Antunes
Autor
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.