Palmeiras x Flamengo: destaque se recupera e Abel terá força máxima
Depois de conseguir a classificação para a semifinal da Copa do Brasil, o Flamengo vira a chave e volta a focar no Campeonato Brasileiro. E no próximo domingo (21), às 16h, o duelo decisivo é contra o Palmeiras, no Allianz Parque. Enquanto Dorival tem dúvidas sobre a escalação, Abel Ferreira tem o retorno de Scarpa e terá força máxima.
Sem jogo no meio de semana já que foi eliminado da Copa do Brasil nas oitavas, o Palmeiras descansou e teve tempo para treinar visando o Flamengo. Um dos melhores jogadores do Brasil na temporada, Gustavo Scarpa se recuperou de lesão e está disponível para a partida.
Leia mais: Denilson e Renata Fan elogiam atuação do Flamengo: ‘Ficou barato’
Com isso, o Palmeiras terá força máxima no domingo contra o Flamengo. Sem desfalques e com Scarpa recuperado após ser poupado contra o Corinthians, Abel Ferreira deve mandar o seguinte time para o campo: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Scarpa e Rony.
No entanto, o Flamengo não vive a mesma situação. Vivo em três competições, o time joga duas vezes por semana. Na última quarta (17) jogou contra o Athletico-PR, e no meio da semana que vem já começa a decidir a semifinal da Copa do Brasil contra São Paulo ou América-MG.
Por isso, Dorival ainda não sabe se mandará força máxima, mas deve ter que poupar alguns jogadores por desgaste. Na coletiva, disse que ainda não sabe o que irá fazer: “É muito díficil saber o que vou fazer. Estou pensando em uma mudança. Temos essa decisão (Palmeiras) e quarta teremos outra nas semifinais. Não posso adiantar sem analisar a condição do grupo”, disse o treinador do Flamengo.
Ex- Flamengo, coordenador científico do Palmeiras falou sobre cuidados com o elenco
Mesmo sendo o time que mais disputou jogos em 2022 no futebol brasileiro, o Palmeiras é uma equipe que não sofre com lesões. O coordenador científico do clube, Daniel Gonçalves, que já trabalhou no Flamengo, falou sobre os trabalhos específicos para lidar com o desgaste dos atletas:
“Há um debate constante e um incentivo ao contraditório entre a comissão técnica e o Núcleo de Saúde e Performance. Esses processos todos visam, entre outros assuntos, fazer um planejamento para os momentos-alvo da temporada, para termos o maior número de atletas à disposição em plena condição física para suportarem bem os jogos decisivos”
Sobre o desempenho do trabalho feito pela comissão, Daniel falou: “Mas estamos bem satisfeitos com o desempenho da equipe e isso é muito fruto do esforço dos atletas, da conscientização deles, do pré-treino do dia a dia, da parte nutricional, entre outras coisas”
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.