Palmeiras 1x1 Flamengo: oportunidade perdida de diminuir a vantagem do líder
O Flamengo empatou com o Palmeiras por 1×1 neste domingo (21), no Allianz Parque, em São Paulo. A partida foi válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados por Victor Hugo (28 do 1º Tempo) e Raphael Veiga (20 do 2º tempo). Assim, com o resultado, o Rubro-Negro chegou aos 40 pontos e ocupa a 3ª posição na tabela.
Com o time reserva, o Flamengo fez um bom primeiro tempo, mas sofreu mais na segunda etapa. Os principais jogadores entraram no último terço do jogo, mas não conseguiram fazer a diferença. O Flamengo volta a campo nesta quarta-feira, no Morumbi, a fim de enfrentar o São Paulo, pela partida de ida das semifinais da Copa do Brasil. Pelo Brasileirão, o Mais Querido entra em campo novamente às 18h do domingo (28), contra o Botafogo, no Nilton Santos.
1º Tempo – Equilíbrio e gol da cria do Flamengo
O técnico Dorival Junior manteve a prática de usar o segundo time do Flamengo nos jogos do Campeonato Brasileiro. Dessa forma, o treinador do Flamengo levou a campo Santos, Matheuzinho, David Luiz, Pablo, Ayrton Lucas; Thiago Maia, João Gomes, Victor Hugo, Marinho; Lázaro e Cebolinha.
O Palmeiras de Abel Ferreira veio com força máxima. Nas redes sociais, alguns torcedores do Flamengo chiaram, mas o primeiro tempo mostrou que a estratégia do técnico rubro-negro estava certa. Dorival confiou no seu time do Brasileirão com os enxertos de Thiago maia, João Gomes e David Luiz.
O Palmeiras ficou mais com a bola (60%), pois jogava em casa. O Flamengo se dedicou muito na marcação e desse modo não permitiu nenhuma grande chance ao alviverde. Por isso, o goleiro Santos não precisou fazer nenhuma grande defesa.
Defendendo bem, o Flamengo ainda conseguiu sair com perigo algumas vezes. Aos 14, João Gomes bateu de fora da área. Weverton defendeu. Aos 16, Lázaro escorou cruzamento de Matheuzinho. Aos 28, saiu o gol.
Gol do Fla
Ayrton Lucas avançou pela esquerda, se livrou de Marcos Rocha e cruzou para a área. Victor Hugo, no auge dos seus 18 anos, subiu sozinho e meteu de cabeça no canto direito. Sem chances para Weverton. Flamengo 1×0.
Depois do gol, o Palmeiras foi para cima, mas o time de Abel Ferreira só tem duas jogadas de ataque. Ou dependem das bolas altas de Scarpa na área ou acelera pela direita com Rony. No primeiro tempo, o Flamengo de Dorival Junior conseguiu anular as duas opções.
Na saída para o intervalo, Victor Hugo falou sobre a atuação do time e projetou o segundo tempo: “É um jogo de muito duelo. Fomos bem no primeiro tempo, ganhando as divididas. Agora é voltar para o segundo tempo e jogar ainda mais para conseguir ampliar.”
2º Tempo – Pressão do Palmeiras e cavalaria ineficiente
O Flamengo voltou sem alterações para a etapa final. Já o Palmeiras veio com uma mudança tática que criou problemas. Abel Ferreira mudou Dudu de lado com Gustavo Scarpa e causou uma dobra em cima de Ayrton Lucas.
O alviverde veio para cima e criou diversas oportunidades no início do segundo tempo. Aos dois, três e seis minutos, o Palmeiras conseguiu finalizar, mas Santos defendeu bem. A primeira boa chegada do Flamengo aconteceu aos seis minutos.
Lázaro foi para cima pela esquerda, driblou Gustavo Gomez, mas bateu em cima de Weverton. Aos 11, Ayrton Lucas chegou também para a esquerda e bateu para defesa de Weverton. Quatro minutos depois, Raphael Veiga marcou, mas estava impedido.
Palmeiras revida
Aos 18, Marinho escapou pela esquerda, mas bateu em cima da zaga. Em seguida, aos 20, gol do Palmeiras. Raphael Veiga recebeu de Dudu, cortou para o meio e bateu cruzado, fora do alcance de Santos. 1×1.
Dorival Junior começou a mudar o time aos 22, com Pedro no lugar de Marinho e Everton no luvgar de Victor Hugo. Mais um pouco e aos 29 Arrascaeta entrou no lugar de Cebolinha, Gabigol substituiu Marinho e Vidal entrou no lugar de João Gomes.
Nos minutos seguintes, o Flamengo ficou com a bola, mas sem criar grandes chances. O time sempre errava a última bola. O Palmeiras voltou para o seu jogo de contra-ataque e bolas altas com Scarpa. Foi assim que ainda conseguiu uma pressão no final, mas sem muito perigo.
O jogo acabou com o Palmeiras conseguindo manter a distância de nove pontos e o Flamengo já pensando na quarta-feira, quando enfrenta o São Paulo pela partida de ida das semifinais da Copa do Brasil, no Morumbi. Para o Brasileiro, é torcer para o Palmeiras tropeçar.
David Luiz analisou o jogo e a atuação do Flamengo, mas não deixou de elogiar o adversário: “Viemos buscar os três pontos, mas não conseguimos. Temos que reconhecer a qualidade da equipe do Palmeiras, que já está junta há anos. Nunca é fácil jogar aqui.”
Palmeiras x Flamengo – Lance a Lance
1º Tempo
1’ – Raphael Veiga bate de fora da área. Santos defende.
7’ – Scarpa cruza da direita. Santos espalma e a zaga joga para escanteio.
14’ – João Gomes recebe de David Luiz e bate de fora da área para defesa de Weverton
16’ – Lazaro escora cobrança de falta para defesa de Weverton
21’ – Scarpa dribla João Gomes na ponta direita, entra na area, mas bate para fora.
24’ – Matheuzinho cruza da direita e Victor Hugo escora de cabeça para a pequena área. Gustavo Gomez corta para defesa de Weverton
28’ – GOL DO FLAMENGO- Ayrton Lucas vai na ponta esquerda e cruza na cabeça de Victor Hugo, que joga no canto direito.
31’ – Marinho bate falta da direita. Zaga corta e na sobra Pablo cabeceia para fora.
36’ – Roni escapa pela direita e cruza. Matheuzinho corta na pequena area
37’ – Danilo bate na zaga. Piquerez bate na sobra e a bola desvia para escanteio
38’ – Scarpa bate escanteio da direita e Santos agarra.
47’ – Matheuzinho tabela com João Gomes e bate de dentro da área. Para fora.
2º Tempo
2’ – Raphael Veiga entra pela direita, dribla e bate para defesa de Santos
3’ – Dudu entra pela direita e bate para nova defesa de Santos.
4’ – Amarelo para João Gomes
6’ – Scarpa bate falta da direita direto para fora
6’ – Lazaro escapa pela esquerda, invade a área, dribla Gustavo Gomez, mas bate em cima de Weverton
10’ – Scarpa bate de longe. Bola desvia para escanteio
11’ – Ayrton recebe na esquerda, corta para dentro e bate para defesa de Weverton
11’ – Pablo atrasa mal e Santos salva o gol de Rony.
15’ – Gol anulado do Palmeiras
18’ – Em contra-ataque, Marinho recebe na esquerda e bate na zaga para escanteio
20’ – GOL DO PALMEIRAS – Raphael Veiga recebe na frente da área e bate de esquerda no canto esquerdo.
22’ – Pedro no lugar do Marinho e Everton no lugar de Victor Hugo
23’ – Cebolinha cruza da esquerda e Pedro emenda para fora no segundo pau.
28’ – Cebolinha recebe bola na esquerda da area, corta para dentro e bate em cima de Everton.
29’ – Arrascaeta no lugar de Cebolinha, Vidal no lugar de João Gomes e Gabigol no lugar do Lazaro.
36’ – Gabriel Menino bate de fora, por cima do gol.
37’ – Scarpa bate escanteio da esquerda e Flaco cabeceia para fora
40’ – Matheuzinho cruza da direita. Pedro e Arrascaeta tabelam e Arrascaeta bate fraco para fora.
43’ – Amarelo para Vidal
44’ – Scarpa escapa pela esquerda e cruza. Zaga corta e Wesley bate em cima da zaga.