Paes usa estádio do Flamengo para fortalecer imagem de Lula no RJ

09/10/2024, 10:35
Eduardo Paes na reunião de posse do estádio do Flamengo; Prefeito cita apoio de Lula

Eduardo Paes foi reeleito prefeito do Rio de Janeiro no primeiro turno, no último domingo (6). Peça fundamental no processo para desapropriação do terreno e para facilitar conversas com a Caixa Econômica Federal para a construção de um estádio do Flamengo no Gasômetro, o prefeito cita o apoio do Governo Federal nesse processo para fortalecer a imagem de Lula entre os cariocas visando 2026.

“Se ele for candidato à reeleição, estarei com Lula em 2026. Somos diferentes em muita coisa, mas temos duas coisas em comum: Lula governa para os mais pobres e ama o Rio. Todos os meus argumentos para pedir voto no Lula em 2022 não eram nem os argumentos do campo democrático, com os quais por óbvio eu concordava, mas o interesse do Rio. E mais uma vez ele mostra essa capacidade: Galeão, Impa Tech, estádio do Flamengo, que é uma coisa mais popular e compreensível. Se não tivesse atenção com o Rio, não trataria do estádio de um time que não é nem o dele”, disse Paes ao ‘O Globo’.

Flamengo x Goiás ganha data e hora pela Copa do Brasil Sub-20

Dona de fundo que controlava a área antes da desapropriação, a Caixa entrou com ações na Justiça e tentava anular o resultado do leilão do terreno vencido pelo Flamengo. Foi então que a Prefeitura do Rio pediu o apoio do Governo Lula nas conversas com o banco estatal e, após reunião no Palácio do Planalto, as redes sociais do presidente anunciaram o acordo favorável ao Rubro-Negro.

Em seguida, na última quinta-feira (3), o presidente participou remotamente da cerimônia oficializou o acordo para o Flamengo tomar a posse do terreno. Durante sua fala, citou a importância do Mengão ter um estádio próprio, e também aproveitou para falar em “tratamento especial” ao Rio de Janeiro.

“Eu estou cumprindo uma coisa que assumi desde 2006, desde 2003, com o Rio de Janeiro. O Rio de Janeiro merece sempre um tratamento muito especial. Esse acordo foi bom para o Brasil e para o meu governo. E esse acordo foi muito bom para o Flamengo. O Flamengo agora vai poder ter um estádio de futebol, vai ter que ter uma arena. E isso é extraordinariamente importante pela grandeza do time do Flamengo”, afirmou Lula.

Estádio do Flamengo: passos após a reeleição de Paes

A reeleição de Paes tende a ser benéfica para o estádio do Flamengo. O prefeito chega a admitir que a eleição o fez aumentar a pressão política para chegar a um acordo antes do pleito, mas diz não acreditar que os eleitores escolham o candidato por ajudar ou não o seu clube do coração. Ainda assim, a presença do prefeito deve ajudar o Fla.

Eduardo Paes precisa enviar um projeto de lei com alterações na região para ser analisado pelos vereadores na Câmara Municipal, onde tem maioria. Outra votação importante que ocorrerá na Câmara é possibilidade de transferência do potencial construtivo da Gávea. O clube conta com esse valor para ajudar na construção.

Já o Flamengo precisa conseguir as liberações para poder construir no local, além de fazer estudo para descontaminar o solo pela presença de gás. A boa relação de Paes com o Governo Lula e interesse de ambos no projeto pode ser favorável ao clube para acelerar processos e ao longo do projeto, que envolve também o deslocamento das pessoas, alterações nas vias e outras obrigações com a região.

Prefeito reforça compromisso com o Flamengo

Questionado se teria feito promessas além da conta em época de eleição, entre elas o estádio do Flamengo, show do U2 e Ozempic no sistema de saúde, o Eduardo Paes garantiu seu compromisso com o Rubro-Negro.

“De jeito nenhum. Duas delas são visões estratégicas de cidade: o Flamengo é um fenômeno e a questão do U2 é a construção de um calendário para a cidade. O negócio do Ozempic foi sem querer, por causa da Ema Jurema, do ‘Extra’, que me perguntou”, afirmou.

@Mundo Bola_crf

Próximo adversário, Mano Menezes é uma das maiores vítimas do Fla BoletimMundo Bola MundoRubroNegro Flamengo

♬ som original – Mundo Bola – Notícias do Flamengo – Mundo Bola – Notícias do Flamengo

Partilha
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.