Mundo Bola Informação | Yago Martins — Hoje é Natal para toda a torcida do Flamengo. Arthur Antunes Coimbra, o Zico, completa 68 anos nesta quarta-feira, 2 de março de 2021. E para entrar no clima das comemorações, de mais uma primavera do maior ídolo da história do clube da Gávea, o Mundo Bola traz abaixo músicas marcantes do eterno camisa 10 rubro-negro.
Zico é nosso Rei – Alexandre Pires
Camisa 10 da Gávea – Jorge Ben
Saudades do Galinho – Moraes Moreira
Especial Zico – 60 anos
Zico – Fabio Brazza
Arthur X – Imperatriz
Leia também: Flamengo explica o motivo da transmissão na FlaTV+ ter saído do ar
Foram mais de 15 anos vestindo a camisa rubro-negra, sendo o jogador mais vitorioso da história do clube. Ao todo, são 25 títulos pelo Flamengo, com destaque para o Mundial de Clubes e a Libertadores de 1981, além dos Brasileiros de 80, 82, 83 e 87.
Nas redes sociais, o Mais Querido homenageou o ídolo com um vídeo repleto de lances do camisa 10 da Gávea. “Natal rubro-negro! Hoje é o dia do rei Zico! O camisa 10 da Gávea completa 68 anos de vida. Ele mudou a história do nosso clube para sempre. Com o Manto, ao longo de mais de 15 anos, o Galinho de Quintino foi campeão dos Brasileiros de 1980, 1982, 1983 e 1987. Levantou também os troféus da Copa Libertadores da América e do Mundial Interclubes, em 1981, além de sete títulos do Campeonato Carioca”, escreveu o Flamengo em seu perfil oficial no Twitter.
Saída do Flamengo
Em meados dos anos 70, um diretor do clube espanhol desembarcou no Rio de Janeiro para conversar com o pai de Zico. Na época, o craque já era um dos destaques do meio campo do Flamengo e tinha constantes convocações para a Seleção Brasileira. Porém, seu José proibiu a saída de seu filho do país, causando surpresa no cartola do Real.
Anos se passaram, Zico já tinha se estabelecido como o maior ídolo da história do Flamengo, quando em 1983, novamente o Real Madrid veio atrás do atleta. O clube que tinha sido vice em cinco competições: Espanhol, Copa do Rei, Recopa da Europa, Supercopa e Copa da Liga, enxergava no craque do Mais Querido a chance de se reerguer em solo europeu.
O Flamengo chegou a estabelecer um valor de 600 milhões de pesetas para liberar o seu camisa 10, e o Real estava disposto a se aproximar do valor, no entanto para a surpresa de todos, a modesta Udinese da Itália fez uma proposta maior, e acabou levando o meia-campista.
No clube italiano, Zico chegou com grande festa e atuou de 1983 até 1985. Tendo feito 39 jogos e 22 gols. O eterno ídolo do Flamengo ainda conquistou em 1983, o Torneio Quadrangular de Údine, antes de retornar para a Gávea no final de 1985.