Em janeiro, o Flamengo emprestou o zagueiro Otávio, de 21 anos, ao Famalicão, de Portugal, até julho. Restando um mês para o fim do vínculo, o clube português exerceu a opção de compra de 500 mil euros, cerca de R$ 2,7 milhões, por 70% dos direitos econômicos do jogador. De acordo com o jornalista Venê Casagrande, o novo contrato vai até 2028. O Mais Querido, neste sentido, mantém 30% do atleta.
Nesta sexta-feira (26), o Famalicão empatou com o Rio Ave em 2 a 2, fora de casa, pela última rodada do Campeonato Português. O Otávio foi titular e atuou os 90 minutos, com nenhuma falta cometida, três roubadas de bola e um cartão amarelo.
Leia mais: Ingressos Flamengo x Cruzeiro: veja como ganhar um par no sorteio do Mundo Bola
O zagueiro cria do Flamengo soma três partidas consecutivas como titular na equipe. Neste ano, o defensor disputou 11 jogos (nove iniciando), sendo nove pelo Português e dois pela Taça de Portugal.
O Famalicão, afinal, encerrou o campeonato nacional, até então, na oitava colocação com 44 pontos. Logo, ficou sete pontos de uma vaga na Conference League, a princípio, dependendo dos resultados da rodada.
Otávio no Flamengo
Apesar do sucesso na base rubro-negra, Otávio não conseguiu espaço no elenco profissional, somando apenas uma partida, que foi contra o Palmeiras em 2020. Na ocasião, o Fla, aliás, atuou com grande parte do sub-20 devido os números de casos de Covid-19 no grupo.
Por conta de não ser aproveitado, o zagueiro chegou a ser emprestado ao Sampaio Corrêa, no início de 2022, para disputar a Série B do Brasileiro. O jogador retornou ao Ninho em agosto até, por fim, ir para o Famalicão em janeiro do ano seguinte.