Otávio, cria do Flamengo, será o 2º zagueiro mais caro da história do futebol português
Prestes a ser oficializado como reforço do Porto, Otávio entrará para lista de zagueiros mais caros da história do futebol português. O defensor revelado pelo Flamengo é destaque do Famalicão no campeonato nacional e, segundo jornais português, a transferência será por 12 milhões de euros.
A compra mais cara de um zagueiro no futebol português é de David Carmo, que trocou o Braga pelo Porto por 20,28 milhões de euros em 2022, cerca de R$ 107 milhões na cotação da época. Assim, a compra do Garoto do Ninho fará o clube ter as principais compras de defensores do país.
➕: Falso Nove explana fragilidades do Flamengo com De La Cruz
O segundo lugar da lista é de Nicolas de Otamendi, comprado pelo Benfica por 15 milhões de euros em 2020. Mas é importante ressaltar que o time comprou 100% dos direitos econômicos do defensor argentino, enquanto Otávio custará 12 milhões de euros por 80% do passe. Sendo assim, o atleta de 21 anos tem seu valor por 100% projetado também em 15 milhões.
Além disso, Otávio será apenas o quatro zagueiro da história de Portugal que atinge a casa dos 10 milhões de euros. Além de Carmo e Otamendi, o holandês Jerry St. Juste foi comprado por exatamente 10 milhões pelo Sporting e ocupa a terceira posição do ranking atualmente.
Titular absoluto no Famalicão, Otávio é a prioridade do Porto para esta janela de transferências. O atleta de 21 anos tem 19 partidas nesta temporada, quinto do time que mais atuou, e os melhores índices de interceptações, desarmes e rebatidas de sua equipe.
Ele teve apenas uma oportunidade no Flamengo, que o vendeu por 500 mil euros ao Famalicão. Mas o Rubro-Negro manteve 30% do passe do atleta e irá receber 3,6 milhões de euros pela negociação (cerca de R$ 19,3 milhões) caso a negociação seja concluída.
Em tom de despedida, Técnico do Famalicão explica situação de Otávio
Em entrevista recente, o treinador João Pedro Souza praticamente confirmou que Otávio não permanecerá no Famalicão. Ele não confirmou as conversas com o Porto, mas afirmou que já esperava o interesse de grandes clubes pelo defensor.
“Claro que eu gostaria que continuasse conosco, mas sei que o mercado está aberto e há uma janela aberta para o Otávio. É um excelente jogador e, enquanto treinador, tenho de estar preparado para ficar sem ele. Algo que comecei a trabalhar desde janeiro do ano passado, quando aqui chegou, ele não vinha preparado, mas agora é um dos jogadores mais valiosos”, disse, em entrevista ao jornal ‘A Bola’.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.