Organizada do Flamengo avança para virar patrimônio cultural do Rio de Janeiro

Atualizado: 05/02/2026, 20:16
Charanga no aniversário do Flamengo, na Gávea

A Charanga Rubro-Negra deu mais um passo para se tornar patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. O projeto de lei que concede o reconhecimento foi aprovado, em discussão única, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro nesta quinta-feira (5).

➕ Flamengo faz acordo com São Paulo e define avanço por Marcos Antônio

A proposta segue agora para apreciação do governador Cláudio Castro, responsável pela sanção final. O texto é de autoria do deputado Rodrigo Amorim, que defendeu a medida como forma de preservação da memória da torcida. No projeto, o parlamentar afirma que a Charanga possui relevância social e cultural para o estado.

Superbet
Superbet
4/5
proApostas ao Vivo

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

Criada em 1942 por Jaime de Carvalho, a Charanga Rubro-Negra é considerada a primeira torcida organizada do futebol brasileiro. A estreia ocorreu em 11 de outubro daquele ano, no clássico entre Flamengo e Fluminense, nas Laranjeiras.

Em um período no qual não existiam torcidas uniformizadas, bandeiras padronizadas ou bandas nos estádios, a Charanga inovou. O grupo levou instrumentos musicais e organização coletiva para as arquibancadas. O nome Charanga foi dado por Ary Barroso, locutor da Rádio Tupi nos anos 1940.

Esse reconhecimento da torcida ocorre pouco depois de uma homenagem recente ao próprio clube. Em julho de 2025, o Flamengo foi declarado patrimônio histórico, cultural e imaterial do estado do Rio de Janeiro.

A lei que reconheceu o clube fez parte das comemorações pelos 130 anos do Flamengo. Caso o novo projeto seja sancionado, a Charanga passa a integrar oficialmente o conjunto de bens culturais protegidos pelo estado.


Compartilhe
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pr futebol, vôlei e esportes olímpicos.