Opositores são alvo de 3 novos inquéritos no Flamengo por críticas a Landim

13/10/2023, 10:16
Flamengo abriu investigações contra 3 sócios que criticaram Landim em redes sociais; eles podem ser suspensos e perder direito a voto

Nas semanas em que o Flamengo estava envolvido com as finais da Copa do Brasil, os Conselhos do Flamengo abriram três novos inquéritos contra membros da oposição que fizeram críticas a Rodolfo Landim e sua gestão nas redes sociais. Caso punidos, os opositores podem ser suspensos e perderem seus direitos de votar e serem votados nas próximas eleições do clube.

Os sócios alvos de inquérito são: Túlio Rodrigues, Felipe Neves e Júlio James. James é membro eleito suplente do Conselho Fiscal pela oposição e foi alvo de denúncia do próprio presidente do Conselho Fiscal, Sebastião Pedrazzi, eleito com apoio de Landim. O motivo alegado por Pedrazzi foram postagens de James em que exibia camisas e faixas com as mensagens “Fora Landim” e “Fora Dunshee”.

Leia mais: Flamengo pune influencer que gravou Landim ouvindo xingamento no Maracanã

Entretanto, dias antes da abertura do inquérito, James havia feito críticas públicas sobre o valor dos ingressos na final da Copa do Brasil e apontado a falta de necessidade, pelo Orçamento, de o Flamengo cobrar tão caro.

Pelo estatuto do Flamengo, por ser membro do Conselho Fiscal, Júlio será julgado já em primeira instância pelo Conselho Deliberativo. O presidente do Conselho Deliberativo, Antônio Alcides, outro aliado de Landim, aceitou a denúncia de Pedrazzi e nomeou a comissão para investigar suposta violação do estatuto por James, embora a acusação sequer informe qual artigo o conselheiro teria violado.

A tabelinha entre Alcides e Landim também rendeu a abertura de processo contra Túlio. Além de conselheiro, Túlio é jornalista e nesta condição comentou em uma live sobre a intervenção de Landim na decisão do Conselho Deliberativo sobre a nova terceira camisa do clube. Túlio chamou Alcides de “frouxo” por permitir a intervenção. O presidente do Conselho o denunciou e Túlio foi preventivamente suspenso por Landim.

Inquéritos tiraram votos de opositores de Landim em 2021

Já Felipe Neves, que apoiou Marco Aurélio Assef na última eleição do Flamengo, está sendo alvo de um inquérito por supostas ofensas a Landim em um grupo privado de Whatsapp com conselheiros. A denúncia contra ele foi Álvaro Ferreira, membro da Comissão de Estatuto, que declarou ter se sentido ofendido com a descrição dos aliados do presidente como “putas do Landim” (sic).

Neves está sendo defendido na Comissão de Inquérito justamente por Assef, que também está cuidando da defesa de Túlio. O próprio ex-candidato da oposição está inelegível após ter sido suspenso no início do ano por uma ofensa contra Alcides. Na época, Assef declarou ao MRN que acreditava que o objetivo da suspensão era tirá-lo da próxima disputa eleitoral.

Nesta sexta, o UOL publicou reportagem mostrando que a perseguição a aliados com comissões de inquérito é recorrente na gestão Landim. Os aliados do presidente já tentaram por duas vezes punir o ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello e sofreram derrotas no plenário do Conselho Deliberativo.

Pedido de inquérito contra Landim por multas deve ser arquivado

Já integrantes da chapa do candidato de oposição Walter Monteiro foram punidos e não puderam votar na última eleição, na qual Walter ficou a um voto de conseguir garantir os assentos da oposição no Conselho de Administração, responsável por tomar decisões sobre o Orçamento do clube. Num dos casos, o conselheiro Rodrigo Rötzsch foi punido por ofensas a Landim em um processo em que o próprio Landim era ao mesmo tempo o acusador, a vítima e um dos juízes.

Na semana passada, membros da oposição pediram a abertura de um inquérito contra Landim por suposto mau uso dos recursos do clube no pagamento de multas a treinadores. O Flamengo, entretanto, divulgou uma nota oficial qualificando a denúncia de iniciativa eleitoreira e indicando que, ao contrário dos inquéritos contra os opositores, o processo sequer será aberto.


Partilha
Mundo Rubro Negro
Autor

Notícia e opinião de qualidade sobre o Flamengo desde janeiro de 2015