Onde assistir a Flamengo x Bolívar ao vivo, na TV ou streaming, pelas oitavas da Libertadores

14/08/2024, 05:00
Imagem com elementos rubro-negros ao fundo e escudos de Flamengo (à esquerda) e Bolívar (à direita); ao meio o símbolo da Libertadores e logo MRN

Depois de passar por apuros para garantir vaga nas quartas da Copa do Brasil, o Flamengo agora tem nova missão: passar de fase na Libertadores. O primeiro passo será nesta quinta-feira (15), às 21h30 (horário de Brasília). Veja abaixo onde assistir a Flamengo x Bolívar ao vivo, na TV ou streaming, escalações, retrospecto e muito mais.

Em busca de fazer história se tornando o clube brasileiro com mais títulos de Libertadores, o Mengão precisará superar má fase e desfalques importantes para o bater a equipe boliviana.

Flamengo x Bolívar: vidente prevê 1º jogo pela Libertadores

Onde assistir Flamengo x Bolívar pela Libertadores (15/8/24)

Há duas opções de onde assistir ao vivo Flamengo x Bolívar pela ida da Libertadores 2024. A primeira delas é a transmissão na TV. A ESPN vai transmitir o duelo com exclusividade no seu canal por assinatura. Na última vez que uma partida do Mengão passou na emissora, a equipe venceu o Millonarios por 3 a 0.

Flamengo x Bolívar também terá transmissão ao vivo no streaming. Mas aos desavisados, cuidado! O Star+, antiga plataforma da ESPN, não existe mais. Com isso, o jogão vai passar no Disney+, que precisa de assinatura para o acesso ser liberado.

Provável escalação do Flamengo

Precisando de uma grande vitória no Maracanã, dada as dificuldades previstas para o jogo de volta na altitude de La Paz, o Flamengo precisará superar muitas adversidades na escalação. Com Cebolinha fora da temporada e Viña praticamente descartado para 2024, além de Bruno Henrique suspenso, Tite terá trabalho para definir os titulares.

Varela é outro que ainda é dúvida, mas nesta terça-feira (13), o lateral uruguaio treinou junto com o grupo e pode ser relacionado. Ainda assim, Wesley é o favorito à titularidade. Na esquerda, Ayrton Lucas não preocupa após choque de cabeça. Na vaga de Cebolinha, a tendência é que Luiz Araújo atue pelo setor.

Diante disso, essa é a provável escalação do Flamengo:

Card com a provável escalação do Flamengo para encarar o Bolívar. Foto do Pulgar em destaque. Campo com a seguinte formação em 4-3-3: Rossi; Wesley, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Erick Pulgar, De La Cruz e Arrascaeta; Gerson, Luiz Araújo e Pedro

Campanhas de Flamengo e Bolívar na fase de grupos

Curiosamente, Flamengo e Bolívar estiveram no Grupo E da Libertadores e se classificaram “juntos” para as oitavas antes que o sorteio da Conmebol decidisse pelo reencontro precoce. O time boliviano concluiu a fase anterior na liderança, com 13 pontos ganhos, enquanto o Rubro-Negro teve tropeços inesperados e ficou com apenas dez pontos.

Nos confrontos diretos, o Mengão vence pelo placar agregado. Se em La Paz perdeu por 2 a 1, no Maraca goleou o adversário por 4 a 0.

Resultados do Flamengo na fase de grupos da Libertadores

Card com resultados do Flamengo na fase de grupos da Libertadores 2024. Em ordem de cima para baixo: Flamengo 3x0 Millonarios; Flamengo 4x0 Bolívar; Palestino 1x0 Flamengo; Bolívar 2x1 Flamengo; Flamengo 2x0 Palestino; Millonarios 1x1 Flamengo. No topo foto do time perfilado

Resultados do Bolívar na fase de grupos da Libertadores

Card com resultados do Bolívar na fase de grupos da Libertadores 2024. Em ordem de cima para baixo: Bolívar 3x1 Palestino; Flamengo 4x0 Bolívar; Millonarios 1x1 Bolívar; Bolívar 2x1 Flamengo; Bolívar 3x2 Millonarios; Palestino 0x4 Bolívar. No topo foto do time perfilado

Retrospecto do confronto

Ambas as equipes se enfrentaram poucas vezes na história. A primeira vez foi em 1983, na Bolívia. O Flamengo perdeu por 1 a 3 para o Bolívar. A derrota foi um mau presságio para um adversário que viria a ser complicado para o Mais Querido.

Ao todo foram seis encontros, com duas vitórias para o Mengão, um empate e três derrotas. Todos os duelos foram pela Libertadores, nas edições de 1983, 2014 e 2024.

Card com retrospecto geral de Flamengo x Bolívar. De cima para baixo os resultados: Flamengo 4x0 Bolívar (2024); Bolívar 2x1 Flamengo (2024); Bolívar 1x0 Flamengo (2014); Flamengo 2x2 Bolívar (2014); Flamengo 5x2 Bolívar (1983) e Bolívar 3x1 Flamengo (1983). No alto foto do último encontro com Pedro e David Luiz se abraçando

Principais personagens do Flamengo até aqui na Libertadores

O Flamengo teve uma primeira fase de vários protagonistas. Contudo, dois deles se destacaram: Pedro e Gerson. O atacante fez gols importantes, e é o vice-artilheiro da competição (cinco gols em cinco jogos) ficando atrás apenas de Paulinho, do Atlético-MG. Isso considerando apenas a fase de grupos.

Em terceiro está Francisco da Costa, que anotou cinco gols em seis jogos atuando pelo Bolívar. Ele, contudo, deixou a equipe e defende o Cerro Porteño na Sul-Americana.

Gerson, por sua vez, se destacou por sua versatilidade e capacidade de ajudar a equipe ofensiva e defensivamente. O Coringa é o jogador com maior avaliação pela plataforma SofaScore. Até o momento, ele tem nota 7.93, às frente de Paulinho (Atlético-MG), Guillermo Viscarra (The Strongest), Raphael Veiga (Palmeiras) e Gustavo Scarpa (Atlético-MG).

Grande fase no Maracanã pela Libertadores pode ser um trunfo

Se no Brasileirão o Flamengo sofre como mandante, na Libertadores a pegada é diferente. O clube defende dois tabus e persegue recordes jogando no Maracanã pela competição.

A começar pela sequência de vitórias seguidas. Desde 2021 só ganhando, o Mengão busca o 17º triunfo consecutivo no torneio. O recorde pertenceu ao El Nacional, do Equador, que entre 1983 e 1995 venceu 19 jogos seguidos.

Card com os dizeres "mais vitórias consecutivas como mandante na Libertadores". Em primeiro o El Nacional-EQU, com 19 vitórias; em segundo o São Paulo, com 18; o Mengão fecha o Top 3 com 16 vitórias até então e a única sequência ativa no momento. Do lado direito foto de Pedro cibrando.

Maior do que a sequência de vitória seguidas é a de invencibilidade. O Flamengo não perde há 27 jogos de Libertadores no Maracanã. Até o momento detém a sétima maior marca, que tem o Boca Juniors, com 39 jogos sem perder em La Bombonera entre 1966 e 1991.

Mantendo-se invicto, o Mengão deixa o Cerro Porteño para trás e iguala o Guaraní, do Paraguai, com 28 jogos.

Card com as maiores invencibilidades da história da Libertadores. O Boca Juniors lidera, com 39 jogos; o Palmeiras é o segundo, com 34; Boca Junior em terceiro com 31; River Plate e São Paulo com 30; Guaraní com 28; Cerro Porteño e Flamengo com 27 cada; Ao fundo foto da Nação no Maracanã

Vale ressaltar que o Flamengo é o único com sequências de vitórias e invencibilidade ativas dentro dos Top 10 da história da competição continental.


Partilha
Lucas Tinôco
Autor

Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...