Olimpia, que eliminou o Flamengo, pode ficar de fora da Libertadores 2024

30/10/2023, 12:19
Jogadores do Olimpia lamentam eliminação na Libertadores; clube paraguaio não deve conseguir vaga na próxima edição

Em um ano recheado de vexames, a eliminação do Flamengo nas oitavas de final da Libertadores fica cada dia mais inexplicável. Algoz do Mais Querido na competição continental, o Olimpia segue fazendo uma péssima temporada, e não deve sequer conseguir vaga na próxima Libertadores.

Isso porque a sua situação na Primeira Divisão Paraguaia está complicada. Faltando apenas quatro rodadas para o fim do Clausura, o Olimpia ocupa hoje a quinta posição, com 22 pontos. A única chance de classificar para a Libertadores 2024 seria através da terceira vaga no acumulado.

Leia mais: Paquetá tem boa atuação, mas West Ham perde para o Everton na Premier League

No entanto, o Olimpia está cinco pontos atrás de Trinidense, Nacional e Guaraní. No Paraguai, a primeira divisão local é disputada em dois torneios diferentes, o Apertura e o Clausura, onde todos os times se enfrentam em ida e volta, totalizando 44 rodadas. Os campeões de cada torneio vão para a fase de grupos, enquanto o terceiro melhor time no acumulado vai para a fase preliminar.

Portanto, com Cerro Porteño e Libertad já na fase de grupos, o Olímpia deve ficar de fora da Libertadores de 2024. A outra chance seria via Copa do Paraguai, mas o Decano foi eliminado no início da competição, para um time da segunda divisão, poucos dias antes de encarar o Flamengo.

Olimpia só venceu quatro jogos desde que eliminou o Flamengo

Sem conseguir o protagonismo no próprio país, o Olimpia eliminou o atual campeão da Libertadores da América. Com um elenco estrelado e muito superior ao do clube paraguaio, o Flamengo, então comandado por Jorge Sampaoli, chegou a abrir 2×0 no placar agregado da eliminatória, mas sofreu a virada com três gols de cabeça.

Os números do Olímpia pós-classificação diante do Flamengo dão a dimensão da proeza que o time de Jorge Sampaoli conseguiu. Desde a virada por 3×1 no Defensores del Chaco, no dia 10 de agosto, o Decano disputou 14 partidas, com apenas quatro vitórias, contra Sportivo Luqueño, General Caballero, Ameliano e Guaraní. O time de Arce perdeu quatro partidas e empatou seis.


Partilha
André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.