Odair Hellmann aponta semelhanças entre Al Hilal e Flamengo de Jorge Jesus

22/03/2024, 15:32
Odair Hellmann em jogo do Al Riyadh; treinador brasileiro comparou trabalhos de Jorge Jesus no Al Hilal e no Flamengo de 2019

Após trabalhos sem destaque na Europa, Jorge Jesus está fazendo história no Al Hilal, da Arábia Saudita. Invicto desde agosto de 2023, time do treinador é líder da liga local e segue ampliando recorde de vitórias seguidas da história: atualmente em 29. O trabalho faz Odair Hellmann, técnico do Al-Riyadh e adversário de JJ, lembrar do Flamengo de 2019, que conquistou Libertadores e Brasileiro com melhor futebol do século sob comando do português.

“O Al-Hilal tem características muito parecidas com o Flamengo de 2019, guardando as devidas proporções em relação a nomes e características. O time, coletivamente, é muito parecido com o Flamengo. A capacidade de definição é muito forte. Uma imposição muito grande, e não só na parte ofensiva, mas na hora da retomada da bola, uma imposição na hora de marcar”, disse Odair Hellmann, que perdeu o jogos para JJ por 3 a 1.

➕: ‘Maldade com jogadores do Flamengo’, diz Birner sobre exigências

Citada por Odair, a pressão no campo do adversário era uma das principais marcas do Flamengo de 2019. O time rubro-negro impressionava pela intensidade e quantidade de jogadores posicionados para dificuldades que os rivais permanecessem com a bola, ainda mais depois de perder a bola, a chamada pressão pós-perda.

Analisando em número gerais, o Flamengo de 2019 e o Al Hilal indicam ter as mesmas características. Jorge Jesus comandou o Rubro-Negro em 40 jogos em 2019 e teve aproveitamento de 76,7%, 28 vitórias, 8 empates e 4 derrotas. O time marcou 89 gols, média de 2,22 por jogo, e sofreu 37, o que representa saldo positivo de 52.

O treinador comandou o Al Hilal em 43 jogos na atual passagem, e o aproveitamento é ainda superior e surpreendente: 89%. São 37 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas desde que JJ assumiu a equipe. Além disso, são 116 gols marcados e 25 gols sofridos, com saldo de 91.

Os dois times tiveram muitos vitórias e se caracterizaram pela dominância sobre os adversários, marcando muitos gols e sofrendo pouquíssimos. Mas o trabalho na Arábia Saudita tem números ainda mais inflados pelo cenário do futebol local. Isso porque quatro clubes do país (Al Hilal, Al Ittihad, Al Nassr e Al Ahli) receberam investimento estatal para contratar jogadores do futebol europeu.

Jorge Jesus soube usar os reforços de Koulibaly, Mitrovic e outros atletas para montar o melhor coletivo. O Al Hilal superou o Al Nass, que tem Cristiano Ronaldo, e o Al Ittihad, de Karin Benzema, e lidera o Campeonato Saudita com 68 pontos. São 12 pontos de vantagem restando 10 rodadas para o fim.

Trabalho no Al Hilal faz Jorge Jesus lembrar do Flamengo

As semelhanças entre Flamengo e Al Hilal não param dentro de campo e também estão presentes no dia a dia. Após alcançar o recorde de vitórias seguidas do futebol, no dia 12 de março, o treinador português mandou áudio para o ex-dirigentes rubro-negro Kleber Leite e falou que o elenco tem muito carinho por ele, assim como era no Mengão.

 “É uma boa equipe (Al-Hilal). Essa equipe me faz lembrar muito o Flamengo. Tenho uma equipe que gosta muito de mim, assim como era no Flamengo. Isso facilita as coisas. Um abraço pra ti, e principalmente para nação, um grande abraço”, disse Jesus.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.