'Obstinado' e 'capaz do impensável': valentia do Flamengo vira destaque na Europa

O vice-campeonato do Flamengo na Copa Intercontinental de 2025, para o PSG, refletiu uma série de elogios por parte da imprensa europeia nesta quarta-feira (17). O duelo, que terminou em 1 a 1 e foi decidido na disputa de pênaltis, trouxe igualdade a partir do segundo tempo e voltou a impressionar o Velho Continente.
➕ Jorginho sugere motivo para pênaltis perdidos do Flamengo contra PSG
Após um primeiro tempo ruim, o Flamengo melhorou na etapa final e igualou o confronto com o PSG, que sentiu o crescimento do Rubro-Negro. Na prorrogação, o time de Filipe Luís foi melhor por boa parte do tempo, mas não conseguiu evitar as penalidades. Com quatro erros, porém, a taça foi para Paris.

Autorizado pela Portaria SPA/MF n.º 322/2025, de 17/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Jornal espanhol diz que Flamengo é capaz de 'coisas impensáveis'
O jornal "As", da Espanha, relembrou a vitória do Flamengo sobre o Chelsea, na Copa do Mundo de Clubes, e ressaltou o trabalho de Filipe Luís à frente do clube. Além disso, disse que o Mais Querido é capaz de fazer coisas surpreendentes com o elenco que tem atualmente.
"Este Flamengo, que venceu o Chelsea no Mundial, é uma equipe com carisma, uma torcida única e capaz de coisas impensáveis. Por exemplo, o pênalti feito por Marquinhos em Arrascaeta, quando a final tinha um dono. Estava pronto o gênio uruguaio, e Jorginho confirmou o empate", publicou o veículo.
Flamengo foi 'muito mais eficaz' no tempo extra, diz veículo
Na capital da Espanha, onde Filipe Luís brilhou pelo Atlético de Madrid, o "Marca" também destacou o trabalho do treinador no primeiro ano completo de carreira no profissional. Segundo o artigo, o Flamengo caiu "com honra" frente ao campeão da Champions League.

Autorizado pela Portaria SPA/MF n.º 322/2025, de 17/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
"O Flamengo de Filipe Luís caiu com honra, levando a final até os pênaltis. O Flamengo, longe de se retrair, mostrou-se muito mais eficaz na prorrogação contra um PSG que teve a última chance nos acréscimos — após mais um erro de Rossi. Foi o final mais dramático possível para Filipe Luís e o time do Flamengo, que ficaram a um passo de conquistar sua primeira Copa Intercontinental desde a era de Zico, em 1981", destacou o jornal.
'Obstinado': Flamengo recebe elogios na França
Na França, país do PSG, o "L'Équipe" foi outro a rasgar elogios ao Flamengo. O jornal ressaltou a dificuldade de marcar sobre o Mais Querido e pontuou que a taça foi para o lado francês "por pouco". Além disso, ainda destacou que o Flamengo causou problemas para o time armado por Luís Enrique.
"O clube de Paris conseguiu vencer o Flamengo por pouco. O triunfo só veio na disputa de pênaltis, contra o corajoso e obstinado time brasileiro, que deu muito trabalho aos atuais vencedores da Liga dos Campeões. O PSG passou por muitos problemas em Doha contra o valente adversário, sendo empurrado até a decisão por pênaltis, mas ainda assim conseguiu vencer a Copa Intercontinental — o sexto título em 2025", destacou.

Autorizado pela Portaria SPA/MF n.º 322/2025, de 17/02/2025 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.
Após o jogo contra o PSG, o Flamengo sai de férias e só volta a se preocupar com a temporada 2026. O primeiro desafio está marcado para o dia 14 de janeiro, pelo Campeonato Carioca, contra o Bangu. A estreia no Brasileirão acontece entre 28 e 29 do mesmo mês, contra o São Paulo, fora de casa.












