Neste mesmo dia, em 2005, Obina saía do banco para salvar o Flamengo na briga contra o rebaixamento do Brasileirão. Em duelo diante do Paraná, o artilheiro rubro-negro marcou o gol que foi fundamental para livrar o Maior do Rio das chances de cair para a segunda divisão.
O ano de 2005 não foi fácil para o Flamengo. Além de perder o Carioca para o rival das Laranjeiras na final e a eliminação precoce na Copa do Brasil, o Rubro-Negro amargou a lanterna do Campeonato Brasileiro durante boa parte da competição.
Leia mais: Os cantos esquecidos da torcida do Flamengo
A nove rodadas do fim, Joel Santana chegou para comandar o time na reta final do campeonato. Com seis vitórias e três empates nesse período, o treinador organizou a equipe e ajudou o Mengão a se safar do rebaixamento.
Entre alguns momentos fundamentais durante a campanha, destaca-se Obina e seu gol na vitória contra o Paraná. Na época, o atacante passava por má fase e enfrentava um jejum de dois meses sem fazer gols. Sendo frequentemente cobrado pela torcida, a resposta veio na melhor hora.
O jogo válido pela antepenúltima rodada do campeonato começou com o Rubro-Negro dominando as ações e criando mais chances no primeiro tempo. Na etapa final, novas oportunidades surgiram, mas o placar só foi aberto nos últimos instantes de jogo. Obina saiu do banco aos 33′ e marcou aos 47′, assegurando a permanência do Flamengo na primeira divisão.
Números de Obina pelo Flamengo
Revelado pelo Vitória em 2002, Obina passou por empréstimos em clubes menores no Brasil antes de viver boa passagem no futebol árabe, atuando pelo Al-Ittihad. Sua trajetória o levou ao Flamengo em 2005.
Em 182 partidas pelo Fla, o atacante marcou 47 gols e conquistou sete títulos: Copa do Brasil de 2006, Campeonato Carioca (2007, 2008, 2009), Taça Guanabara (2007, 2008) e Taça Rio (2009).
No fim de 2009, Obina foi para o Palmeiras por empréstimo, voltando para o Rubro-Negro em 2010, mas sendo negociado para o Atlético-MG, logo no início da temporada, dessa vez em definitivo.