Depois de um 0 a 0 no Paraguai e outro 0 a 0 no Brasil, o Olimpia levou a decisão das oitavas de final da Copa Libertadores contra o Internacional de Porto Alegre para os pênaltis. Sem dúvidas alguns momentos marcam profundamente a história dos jogadores e dos torcedores. As apostas esportivas têm sido grande aliada nas construções desses momentos, clique aqui e saiba mais para garantir a diversão nos próximos jogos.
Enquanto Silva, Pitta, Ojeda, Ortiz e Derlis González acertaram suas cobranças, Thiago Galhardo desperdiçou a última do Internacional para classificar o Olimpia à próxima fase da principal competição continental de clubes da América do Sul.
Como consequência, o maior campeão do Paraguai de todos os tempos será o adversário do Flamengo nas quartas de final. O rubro-negro superou o Defensa y Justicia da Argentina por 5 a 1 no placar agregado, com um 1 a 0 fora e um sonoro 4 a 1 fora, para avançar de fase.
Assim, por ter sido um dos melhores oito classificados para o mata-mata, o Flamengo decide o jogo de volta em território brasileiro. Entretanto, o retrospecto contra os paraguaios do Olimpia não é positivo quando o assunto se trata dos confrontos pela Libertadores da América.
Em seis jogos disputados contra o Olimpia pela competição continental, o Flamengo não obteve sucesso: foram quatro empates e duas derrotas.
Os primeiros aconteceram na fase de grupos da Copa Libertadores de 1981. No Rio de Janeiro, Adílio abriu o placar até Solalinde igualar o debate para selar o empate em 1 a 1. Na volta, dentro do Defensores del Chaco, no Paraguai, o jogo não passou de um 0 a 0.
21 anos depois, Olimpia e Flamengo voltaram a se enfrentar. O rubro-negro, que fez uma fase de grupos desastrosa, foi eliminado com uma vitória, um empate e quatro derrotas. Uma delas foi sofrida para o próprio time paraguaio, que, com gols de Córdoba e Báez, venceu o Flamengo no dia 10 de abril de 2002.
10 anos depois, houve espetáculo, mas sem festa para nenhum dos lados. No Engenhão, Flamengo e Olímpia empataram em 3 a 3 no dia 15 de março de 2012. Bottinelli, Ronaldinho e Luiz Antônio marcaram para o rubro-negro, enquanto Zeballos, Caballero e Marín fizeram para o lado paraguaio.
Na volta, disputada no dia 28 de março, foram marcados cinco gols na derrota do Flamengo de 3 a 2. Órteman, Zeballos e Aranda balançaram a rede para o Olímpia, enquanto Vágner Love e Bottinelli fizeram os dois do time brasileiro.
Já nos tempos atuais, o Flamengo é o grande favorito. Com um elenco estrelado, que luta para ocupar as primeiras posições da tabela do Campeonato Brasileiro, as chances do rubro-negro são altas diante de um Olimpia que retornou recentemente de férias. Até a disputa das oitavas, contra o Internacional, os paraguaios haviam disputado apenas uma rodada do Torneo Clausura do Campeonato Paraguaio e, mesmo tendo um território hostil no Paraguai, a falta de ritmo pode pesar no confronto.