Analistas apontam o que Tite deve melhorar durante Data Fifa
Após o empate em 1 a 1 contra o Fluminense, o Flamengo ficará até o dia 23, quando enfrenta o Bragantino, sem jogos. O calendário brasileiro está paralisado por conta da Data Fifa. Sem peças importantes, como Pulgar e Arrascaeta, Tite terá que usar a parada para consertar erros da equipe nos últimos jogos, buscando a vaga direta na Libertadores.
Sob o comando de Tite, o Mais Querido mostra evolução e vem melhorando seu desempenho. Contudo, há algumas vertentes a serem solucionadas, como a pouca retenção de bola. Outro aspecto que tem chamado atenção não só com o novo treinador, mas durante toda a temporada, é a fragilidade física dos atletas. Há também a necessidade de converter as chances em gols, mencionada pelo treinador na coletiva após o empate contra o Fluminense.
Leia mais: Flamengo quer encerrar marca expressiva do Bragantino no Brasileirão
Dessa forma, o Mundo Bola consultou analistas para entender como Tite pode aproveitar os dias de trabalho ao longo da Data Fifa. Eles explicaram quais são as principais urgências da equipe do Flamengo e o que melhorar mesmo sem nomes fundamentais durante a parada.
Principais urgências de Tite
De acordo com Douglas Fortunato, analista do Mundo Bola, Tite deve melhorar na retenção da bola, ter mais a posse. Ele aponta que o Flamengo fez bom primeiro tempo contra o Fluminense e foi bem contra o Palmeiras. No entanto, jogou de forma reativa nas partidas, dando espaços para o adversário atacar.
Além disso, destaca também sobre a queda física no segundo tempo, mencionando como culpa maior do departamento de futebol. O analista também lembra que, por ser final de temporada e o Flamengo ter disputado muitos jogos em 2023, pesa também para as mudanças. Por fim, reforçou a importância de reter a bola e que Tite deve focar trabalhos sem bola, principalmente em nomes que estão em baixa, como Gabigol e Everton Ribeiro, que perderam espaço para Pedro e Luiz Araújo.
Parte física em destaque
Já conforme Raphael Rabello, do canal “Falando de Tática”, a principal urgência de Tite e comissão técnica é melhorar a parte física do time do Flamengo. Os jogadores mostraram cansaço no segundo tempo das últimas partidas. Vale destacar que, em 2023, com a agressão de Pablo Fernández em Pedro, o clube teve mais preparadores físicos que treinadores.
Quanto à tática, Raphael aponta que, mesmo em pouco tempo, já é possível notar as mudanças do Tite na equipe. Ele menciona, por exemplo, o uso do 4-3-3, o trabalho com os pontas e elogia a marcação em bloco alto, feita pelo Flamengo nas últimas rodadas. Aliás, vê como importante um trabalho para retomar a confiança de Matheuzinho, que perdeu espaço desde que se lesionou e vem jogando os últimos jogos.
Outro aspecto positivo é o retorno de Allan. O volante tinha previsão de retorno apenas para 2024, mas vem treinando e pode reforçar o Flamengo contra o Bragantino. Então, Raphael destaca que, com a ausência de Pulgar na Data Fifa, o ex-Atlético pode ser fundamental durante os treinos de Tite.
Raphael finaliza mencionando a importância de estudar a equipe do Bragantino, que é mais jovem e mais rápida que o rubro-negro. Ele destaca também sobre a importância de um trabalho técnico e trabalhar a bola de maneira mais rápida, pensando na marcação veloz do time adversário.
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.