Neste domingo (6), o Flamengo desperdiçou chance de se aproximar da liderança do Brasileirão ao perder por 3 a 0 para o Cuiabá. A péssima atuação do Fla chamou a atenção e, dessa forma, o analista de desempenho Raphael Rabello resolveu destacar os principais erros do técnico Jorge Sampaoli e dos jogadores na derrota.
O Flamengo entrou em campo com um time bastante modificado e, de acordo com Raphael, isso resultou em muita desorganização. Os principais erros da equipe, sejam defensivos ou ofensivos, foram por erro de posicionamento e falta de coordenação nas movimentações em campo.
Leia mais: Vampeta diz que sua frase levou Flamengo ao patamar atual
Além da saída de bola, defeito que o Flamengo apresenta desde o início do ano, o time não soube subir a marcação para pressionar o Cuiabá. A equipe forçou a bola longa por não conseguir sair jogando e, ao pressionar de forma descoordenada, gerou espaços que o adversário pôde aproveitar.
“O Flamengo subia o bloco de forma bastante descoordenada, linhas completamente desajustadas, muita dificuldade mesmo do time do Sampaoli. A primeira pressão, com Gerson, Pedro e Cebolinha, foi muito pouco intensa e o Cuiabá tinha muita facilidade em quebrar a linha.”
Além dos problemas do sistema defensivo, o Rubro-Negro também não se acertou no ataque. Segundo o analista, a equipe não conseguiu criar superioridade numérica nas laterais do campo, o que facilitou a marcação do Cuiabá.
“Uma situação que se repetiu muitas vezes durante o jogo: a bola ia para o ponta e havia sempre uma situação de um contra dois, de inferioridade numérica. Então, aquilo foi o grande ponto positivo do jogo contra o Grêmio, o Flamengo não conseguiu repetir. Os dois extremos ficaram em situação muito complicada.”
Sampaoli lamenta derrota do Flamengo para Cuiabá
Logo após o apito final do jogo, Jorge Sampaoli concedeu entrevista coletiva e lamentou o resultado negativo do Flamengo. De acordo com o treinador, a equipe se comporta diferente em jogos do Brasileirão e em jogos de copa. No entanto, afirmou que a derrota foi em função do primeiro tempo ruim e do gol sofrido nos primeiros segundos da segunda etapa.
“É um aspecto competitivo que o time tem que melhorar. Mas obviamente as coisas mudam muito nas diferentes competições. Nos jogos eliminatórios o time está mais conectado, mais decisivos, mais protagonistas. Mas hoje o time fez um primeiro tempo muito fraco, sem vontade, sem paixão. E saiu perdendo no segundo tempo por um erro pontual, assim, são coisas que temos que melhorar”, afirmou.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.