O que mudou em Flamengo e Corinthians desde decisão da Copa do Brasil 2022
Flamengo e Corinthians se enfrentam nesta quarta-feira (2), no Maracanã, às 21h45, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. Confronto que é reedição das finais de 2022, quando o Mengão se sagrou tetracampeão ao derrotar o time paulista nos pênaltis. Dois anos depois, os times se reencontram com mudanças no elenco, corpo técnico e poucos remanescentes.
A partida desta quarta-feira (2) contará com 16 remanescentes da decisão de dois anos atrás. O Flamengo é o que mudou menos o seu elenco, ainda que time titular tenha muitas “caras novas”, e permanece com 10 nomes que estavam naquela final. Isso inclui Filipe Luís, que foi titular na lateral-esquerda em 2022 e hoje estreia como treinador rubro-negro.
➕ Corinthians pode perder Garro e André Ramalho para volta contra Flamengo
Elencos de Flamengo e Corinthians
Já no Corinthians permaneceram apenas três atletas que jogaram as finais: Fagner, Yuri Alberto e Maycon. Contudo, entre as muitas modificações no plantel corintiano estão Hugo Souza e Matheuzinho, dois nomes que eram do Fla no jogo do título e agora são rivais. Confira as chegadas e saídas dos elencos:
Flamengo
Mesmo que o Flamengo tenha nove nomes que enfrentaram o Corinthians em 2022, o time titular desta quarta deve ter nove alterações. De acordo com o indicado por Filipe Luís no treino desta terça, apenas Léo Pereira e Arrascaeta são os atletas que começaram jogando na final e seguem no 11 inicial dois anos depois.
A escalação do Rubro-Negro para o jogo do título no dia 19 de outubro de 2022 foi: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, Arturo Vidal, Everton Ribeiro e Arrascaeta; Gabigol e Pedro.
Do time titular, além de Léo e Arrascaeta, David Luiz, Gabigol e Pedro seguem fazendo parte do elenco. Completam os 10 remanescentes do Mengão: Fabrício Bruno, Ayrton Lucas, Everton Cebolinha e Bruno Henrique. Por outro lado, 15 jogadores relacionados para a decisão não estão mais no clube. Veja:
- Saídas: Diego Alves, Hugo Souza, Santos, Rodinei, Matheuzinho, Pablo, João Gomes, Thiago Maia, Vidal, Diego Ribas, Everton Ribeiro, Victor Hugo, Matheus França, Marinho e Mateusão.
- Remanescentes: Léo Pereira, David Luiz, Fabrício Bruno, Ayrton Lucas, Arrascaeta, Cebolinha, Bruno Henrique, Gabigol, Pedro e Filipe Luís (técnico).
- Novidades: Rossi, Matheus Cunha, Dyogo Alves, Wesley, Varela*, Alex Sandro, Viña, Léo Ortiz, Cleiton, Pulgar*, Allan, De La Cruz, Alcaraz, Evertton Araújo, Gerson, Lorran, Matheus Gonçalves, Gonzalo Plata, Luiz Araújo e Michael.
*Pulgar e Varela não foram inscritos a tempo na Copa do Brasil 2022, diferente de Bruno Henrique, que era desfalque por lesão.
** Pedro, Cebolinha e Viña, fora da temporada por lesões, foram contabilizados tanto como remanescentes quanto novidades, já que fazem parte do elenco e serão campeões caso o Fla conquiste o título.
Corinthians
O adversário rubro-negro passou consideráveis mudanças em seu elenco até reencontro na Copa do Brasil. Fagner, Yuri Alberto e Maycon(lesionado) são os únicos que jogaram a decisão e permanecem no plantel. O jovem atacante Giovane não saiu do banco em 2022, mas é outro nome que permanece no time.
- Saídas: Cássio, Carlos Miguel, Gil, Balbuena, Robert Renan, Raul Gustavo, Rafael Ramos, Fábio Santos, Piton, Du Queiroz, Ramiro, Roni, Fausto Vera, Renato Augusto, Adson, Gustavo, Roger Guedes e Mateus Vital.
- Remanescentes: Fagner, Yuri Alberto, Maycon e Giovane.
- Novidades: Hugo Souza, Felipe Longo, Matheus Donelli, André Ramalho, Gustavo Henrique, Cacá, Félix Torres, Hugo, Matheuzinho, Matheus Bidu, Breno Bidon, Ryan, Carillo, Coronado, Garro, Charles, Ranieli, Martínez, Héctor Hernández, Pedro Henrique, Romero.
Troca de treinadores
O Flamengo é um dos clubes brasileiros que mais trocou de técnico nas últimas temporadas. O comandante no título sobre o Corinthians era Dorival Júnior, que foi demitido pouco depois de conquistar o título nacional e a Libertadores.
Vitor Pereira foi o escolhido para o seu lugar, justamente o que foi superado na final da Copa do Brasil com o Corinthians, mas também pouco durou. Ele foi substituído por Jorge Sampaoli, que deixou ainda na mesma temporada e deu lugar a Tite.
Por fim, após demitir Adenor na manhã de segunda-feira (30), o Flamengo agora terá Filipe Luís na beira do campo. Ou seja, o quarto treinador desde a final.
Mas se as trocas no Rubro-Negro são muitas, o Corinthians teve seis treinadores diferentes em dois anos. A decisão de promover Fernando Lázaro após saída de Vitor Pereira se mostrou equivocada, e ele logo deu lugar a Cuca. A torcida do time paulista, no entanto, fez forte pressão e conseguiu a saída do técnico em dois jogos.
Vanderlei Luxemburgo assumiu em seu lugar, mas foi trocado por Mano Menezes também em 2023. A equipe ainda foi liderada por Antonio Oliveira antes da chegada de Ramón Díaz.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.