O que falta para a apresentação de Tite no Flamengo?
O Flamengo anunciou a contratação de Tite na noite deste domingo (9), o treinador já comanda nesta terça o seu segundo treino no Ninho do Urubu, mas a torcida segue aguardando ansiosamente pela apresentação oficial do novo técnico rubro-negro. Sem data marcada pelo clube, o que falta para a apresentação de Tite no Flamengo?
A expectativa era de que, como de costume, a apresentação do técnico acontecesse no dia seguinte ao anúncio. No entanto, Tite fez um tour pelo centro de treinamento, concedeu entrevista ao canal oficial do Flamengo, dirigiu seu primeiro treino, mas não foi apresentado de maneira oficial.
Leia mais: Tite põe pés no chão, mas faz projeção para Flamengo já em 2023
De acordo com a jornalista Raisa Simplicio, a demora pode estar relacionada ao presidente Rodolfo Landim. O mandatário rubro-negro está de férias, e o desejo do clube é de aguardar o seu retorno, para poder participar da apresentação do renomado técnico. Sendo assim, ainda sem data definida, são grandes as chances de que aconteça no início da próxima semana.
Há também uma indefinição sobre o local do evento. Internamente, há quem defenda que seja na Gávea, pela alta demanda de jornalistas, mas outra corrente quer que aconteça no Ninho do Urubu, como de costume. Vale lembrar que a estreia de Tite acontece na próxima quinta-feira, dia 19, quando o Flamengo encara o Cruzeiro, no Mineirão, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O que está prevista na apresentação de Tite no Flamengo?
A apresentação de Tite no Flamengo deve seguir o mesmo “roteiro” dos últimos técnicos. Rodolfo Landim, Marcos Braz e Bruno Spindel devem participar, e os mandatários costumam agradecer ao treinador, falar sobre as negociações e sobre os objetivos do Mais Querido com a contratação.
Em seguida, Tite recebe das mãos dos dirigentes a camisa do Flamengo, posa para fotos e concede entrevista coletiva, respondendo às perguntas dos jornalistas.
Um dos assuntos que deve render na coletiva de imprensa é a “polêmica” sobre o seu começo imediato em 2023. O assunto já repercute nas redes sociais e causou a irritação na imprensa paulista, que viu o maior técnico da história do Corinthians esnobar o seu antigo clube para acertar com o Flamengo.
Leia mais: Tite terá autonomia, mas com Braz e Cia bem próximos, afirma Rodrigo Mattos
Isso porque antes da Copa do Mundo do Catar, Tite afirmou em entrevista ao podcast “Flow” que não iria assumir nenhum clube brasileiro em 2023: “Toda equipe brasileira que pensar no Tite como técnico, esquece, que ele não vai treinar. Pode escrever onde vocês quiserem, me chamem de mentiroso, o que vocês quiserem, sem palavra e tal. Não vai ter”.
O desejo inicial do treinador, inclusive, foi um dos obstáculos superados pelos dirigentes do Flamengo durante as negociações. O clube contou com o poder de convencimento de Matheus Bachi, filho e auxiliar de Tite, para fazê-lo mudar de ideia. No entanto, após o acerto, as falas viralizaram nas redes sociais.
Tite no Flamengo: quais as chances de dar certo?
Estudioso, atualizado, experiente e multicampeão, Tite tem tudo para dar certo no Flamengo. O Gaúcho de 62 anos é o treinador mais renomado, com o maior currículo que chega ao clube desde a saída de Jorge Jesus, e finalmente o clube pode voltar a ter um técnico que inicie e termine a temporada.
A galeria de troféus de Tite é vasta. Por clubes, o treinador conquistou o Mundial de Clubes, Libertadores, Sul-Americana, Recopa, dois Brasileiros, Copa do Brasil, estaduais e até mesmo uma Supercopa dos Emirados Árabes. Pela Seleção Brasileira, foi campeão da Copa América de 2019.
O currículo dá ao técnico o tamanho necessário para se relacionar com jogadores que têm uma história gigante no Flamengo, e aliado ao respaldo da diretoria, deixa o técnico em posição que outros técnicos, de menor expressão, não estiveram.
Sendo assim, a junção do melhor técnico brasileiro da atualidade, com o clube com o melhor elenco e maior poder de investimento do Brasil, tem tudo para dar certo.
Quem é o novo treinador do Flamengo? Tite do Corinthians ou da Seleção Brasileira?
A dúvida que ainda paira na cabeça do torcedor é sobre qual versão de Tite irá comandar o Flamengo. Ao longo de sua carreira, Tite ficou marcado por ter um perfil defensivo, e é chamado de “retranqueiro” até hoje, mesmo tendo liderado times altamente ofensivos nos últimos anos.
O que se pode esperar de Tite é um treinador que se adapta ao elenco que tem em mãos, e não tem um perfil pré-estabelecido. Durante sua carreira, o novo técnico do Flamengo acumula times que priorizavam a defesa, mas também encantou os torcedores com movimentos ofensivos afiadíssimos.
No Corinthians, por exemplo, clube onde teve o maior destaque, suas últimas duas passagens são completamente distintas. Campeão Brasileiro em 2011 e da Libertadores e do Mundial no ano seguinte, esse Corinthians não tinha a pretensão de ser protagonista. Era um time fechado, organizado, e muito eficaz no último terço.
Após o ano sabático de Tite, em 2014, quando o técnico passou a temporada estudando e se atualizando, o treinador volta ao Corinthians com outra proposta. O Corinthians de 2015 é um dos melhores times dos últimos tempos no futebol brasileiro, quando foi campeão Brasileiro com 12 pontos de vantagem para o segundo colocado. Nessa temporada, Tite teve o melhor ataque (71 gols) e a melhor defesa da competição (31 sofridos).
Tite na Seleção Brasileira
Já na Seleção, o novo técnico do Flamengo foi adotando novas dinâmicas, mas Tite também não foi um treinador defensivo. A Seleção Brasileira dos últimos dois ciclos de Copa do Mundo era um time altamente equilibrado. Ainda assim, fracassou nos dois mundiais, tem ótimos números.
Pela Seleção, de 2016 até 2022, o Brasil disputou 81 jogos sob o comando de Tite, com 60 vitórias, 15 empates e apenas seis derrotas (80,2% de aproveitamento). E mais uma vez, apesar do torcedor taxar o treinador como defensivo e retranqueiro, os números desmentem essa imagem. Foram 174 gols marcados e apenas 30 sofridos, com uma média de 60% de posse de bola.
No entanto, é claro que o objetivo principal não foi cumprido, e Tite de certa fracassou com a Seleção Brasileira nas duas Copas do Mundo. Em 2018, o Brasil cai nas quartas de final ao ser derrotado pela Bélgica, por 2×1. Em 2022 o algoz foi a Croácia, na mesma fase, em dura eliminação nos pênaltis.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.