O maior time da história da Copinha; relembre os títulos do Flamengo na Copa São Paulo

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, também conhecida como Copinha, é a maior competição de futebol masculino de base no Brasil
Organizada atualmente pela Federação Paulista de Futebol (FPF), a Copinha é disputada desde 1969, acontecendo quase sempre no início do ano, de modo que a final seja disputada em 25 de janeiro (dia do aniversário da cidade de São Paulo).
Entretanto, neste ano, por conta da pandemia, a FPF considerou que não existem condições sanitárias para a realização de um evento do porte da Copa São Paulo, com atletas de todos os estados do país.
Assim, o Flamengo, um dos clubes mais vencedores, não terá chances de conquistar o pentacampeonato. Além do Rubro-Negro, com quatro troféus, o São Paulo (4), o Internacional (5), o Fluminense (5) e Corinthians (10), são os maiores ganhadores da Copinha.
Então, o Mundo Bola relembra a partir de hoje, todos os títulos do Flamengo na competição. Vale destacar que o Mais Querido possui o melhor aproveitamento em finais, vencendo portanto as quatro decisões que disputou (1990, 2011, 2016 e 2018).
Copinha – 1990
Nem sempre a Copinha teve sua decisão no dia 25 de janeiro. Por exemplo, na primeira oportunidade que o Flamengo foi o campeão, a final foi disputada no dia 31 de janeiro. O Rubro-Negro levantou a taça após vencer o Juventus-SP, na partida decisiva, por 1 a 0.
Time base: Adriano, Mário Carlos, Tita, Júnior Baiano e Piá; Fabinho, Marquinhos (Fábio Augusto) e Djalminha; Marcelinho Carioca (Rodrigo), Nélio e Paulo Nunes (Luís Antônio).
Considerado por muitos o melhor time da história da Copa São Paulo, o elenco que levantou o caneco naquela edição tinha vários jogadores integrando ao mesmo tempo o plantel profissional. Logo depois, muitos deles participaram dos títulos da Copa do Brasil de 1990, do Campeonato Brasileiro de 92, do Estadual de 91 e ainda foram até as quartas-de-final da Libertadores de 93.
O principal deles, eleito o maior nome da Copinha de 90, era Djalminha, que depois faria carreira no Palmeiras e no Deportivo La Coruña, e além disso, com passagens pela Seleção Brasileira.
Já que atualmente a Copinha reúne mais de 100 equipes, naquele ano, ainda eram poucos times participantes. Só para ilustrar, a primeira fase contou com um total de 36 clubes, divididos em seis grupos. Confira os resultados da campanha do Flamengo e o vídeo com a goleada sobre o Corinthians, bem como o gol do título, marcado por Júnior Baiano.
1ª fase
- Botafogo-SP 1 x 1 Flamengo
- Flamengo 1 x 0 Nacional-SP
- Flamengo 2 x 0 Central Brasileira-SP
- Criciúma-SC 1 x 2 Flamengo
- Santos-SP 0 x 0 Flamengo
Repescagem
- Flamengo 3 x 1 Tuna Luso-PA
3ª fase
- Flamengo (4) 1 x 1 (1) Portuguesa-SP
4ª fase
- Juventus-SP 2 x 1 Flamengo
- Corinthians-SP 1 x 7 Flamengo
Semifinal
- Internacional-RS 0 x 3 Flamengo
Final da Copinha
- Flamengo 1 x 0 Juventus-SP