O início do sonho: a FlaExperience

01/02/2015, 15:08
Por Gustavo Duarte (Twitter: @gunevesduarte) - Do Blog Flatrip

 

E aí galera!

Nosso post de hoje no FlaTrip vai mostrar pra vocês como que o Flamengo deu seu primeiro grande passo para a construção de um sonho que já habita o imaginário do torcedor faz alguns anos. É praticamente impossível a gente falar, por exemplo, de viajar para Buenos Aires sem visitar a Bombonera e o Museu do Boca, ou Barcelona e não colocar o Camp Nou e o museu dos azuis-grenás no roteiro. Ao mesmo tempo, era complicado olhar pra eles e pensar: “Meu Deus, com a história que temos, o que falta pra termos um Museu do Flamengo?” O primeiro passo foi dado e, no dia 15 de novembro de 2014, aniversário de 119 anos do Mengão, era inaugurada a FlaExperience.

O começo de um sonho... Foto: Blog Check-In

A história do Museu já tinha virado lenda. O Flamengo, na década passada, ostentava uma modesta (apenas no tamanho, e não na quantidade de itens) sala de troféus em sua sede na Gávea. Isso tinha sido o mais próximo que o clube conseguiu de ter alguma documentação histórica de suas conquistas. Em 2009, com a chegada da Olympikus, foram prometidos o financiamento e a construção de um museu propriamente dito, e as obras foram iniciadas a passos de formiga e sem vontade. Chegamos a ter as partes de civil, ar condicionado e elétrica 100% prontas, a coisa estava acontecendo – talvez não na velocidade que gostaríamos. A saída da Olympikus e a chegada da Adidas foram um baque para o empreendimento, que acabou parando.

O Vestiário dos Campeões Mundiais. Foto: Blog Check-In

A atual diretoria, que começou os trabalhos em 2013, colocou como promessa de campanha o avanço da questão do Museu e, dessa forma, alguma outra solução deveria ser aplicada. Chegou a ser criada a Vice-Presidência de Patrimônio Histórico para agilizar o trabalho. Então, foi escolhido o caminho do “ótimo é inimigo do bom”: o clube inauguraria um projeto embrião do que seria o Museu final e, aos poucos e assim que possível, expandiria. A empresa Futebol Tour (dona da Fla Tour) foi contratada para complementar as obras e gerir o que chamamos hoje de FlaExperience – que na cabeça do futuro Plano Diretor da Gávea, é apenas cerca de 20% do espaço que o clube visa pro futuro. Ou seja: o que vamos mostrar aqui é só o começo!

O que vimos

Visitar a FlaExperience no dia de sua inauguração, no aniversário do clube, foi uma experiência fantástica. A atmosfera era bastante favorável. O espaço foi dividido, basicamente, em quatro áreas: a Linha do Tempo, o Vestiário dos Campeões Mundiais, o Cinema em Campo e o Hall da Fama. A Linha do Tempo é auto-explicativa: por meio de troféus históricos e vídeos em telas interativas de touch-screen, o objetivo é contar como se formou esse gigante que conhecemos hoje. Para cada parte da linha do tempo, torcedores ilustres deixavam seus depoimentos sobre o que viveram nos períodos.

A Linha do Tempo: depoimentos e interatividade

A linha termina na entrada de um vestiário, onde as atuais camisas brancas da Adidas, com o nome dos nossos heróis de 1981, estão envergadas, dando todo o clima de uma decisão. Não quero falar muito pra não dar spoiler, mas quem sabe você encontra algum craque se preparando pro jogo...

O Cinema em Campo é a cereja do bolo da FlaExperience. Você saiu de um vestiário, pra onde você poderia ir? Pro campo, claro! Mas dessa vez, o gramado é do torcedor e as arquibancadas ficam por conta de troféus e uniformes históricos de diversos esportes do clube. Destaque, claro, para os Mundiais e Continentais (de futebol e basquete). Ao mesmo tempo, um telão mostra as principais conquistas do clube, de arrepiar.

Os esportes olímpicos não foram esquecidos

A visita termina no Hall da Fama, onde diversos heróis do clube são lembrados: Kanela, Leila, Virna, Aurélio Miguel, Maria Lenk, Zico, Marcelinho Machado... A lista é longa e o hall também. Passe bem devagarzinho e relembre nossas conquistas... Como qualquer museu no mundo, ao final do passeio, uma lojinha te recebe cheio de produtos oficiais – compre pra você e seus amigos (vale até pros rivais sofredores, caso estejam cogitando tomar tenência na vida). Um passeio curto? Talvez. Mas o suficiente pra deixar aquele gostinho de quero mais e vontade de ver nosso Museu cada vez maior. História e glórias não faltam.

Venha se emocionar na FlaExperience! Foto: Blog Check-In

Como chegar

A FlaExperience fica na sede da Gávea: Av. Borges de Medeiros, 997. Há estacionamento rotativo no clube, mas também há na Cobal da Gávea, além de vagas públicas nos arredores do clube.

Quanto custa

Os ingressos, que podem ser adquiridos antecipadamente pelo site da FlaExperience ou na bilheteria da FlaExperience no clube, em frente à loja da Adidas. Custam R$30, com meia-entrada para crianças de 6 a 12 anos, estudantes devidamente identificados e idosos acima de 60 anos. Além disso, pagam meia-entrada sócios torcedores do Nação Rubro-Negra (qualquer plano) e sócios do clube. A visita é gratuita para crianças menores de 6 anos. Boa oportunidade pra levar os pequenos e ensinar boas maneiras.

O Hall da Fama

Quando funciona

A FlaExperience funciona de terça a domingo, das 10h até as 18h. Mais informações, os telefones são (21) 3513-0500 para o Rio e 4003-6642 para demais localidades.

O dia da visita foi fantástico. Saí da Gávea com a missão moral de convidar todo mundo pra conhecer a FlaExperience. O trabalho, ainda que em estágio inicial, foi fantástico, está muito bonito e só mostrou que o sonho que o torcedor tinha de finalmente ter um grande Museu do Flamengo é muito mais real do que pensávamos. Tá de bobeira? Dá um pulo lá na Gávea e venha se emocionar!

Saudações Rubro-Negras!


Partilha