O ingrediente secreto que faz de Claudinho um reforço ainda melhor para o Flamengo
A janela de transferências de inverno se inicia no próximo dia 3 de julho. Por conta disso, o Flamengo já está buscando novas opções no mercado da bola para fortalecer seu elenco nesta temporada. Claudinho, que atualmente veste a camisa do Zenit, da Rússia, deve ser mais um a fechar contrato com os rubro-negros, após Agustín Rossi e Luiz Araújo.
De acordo com informações, os russos pedem entre 17 e 18 milhões de euros (de R$ 88 e 94 milhões respectivamente) pelo jogador. O Mais Querido tentará fechar tudo por 16 milhões de euros (R$ 83 milhões), mas sabe que nada será fácil, apesar dos altos valores ofertados. Caso consiga convencer o Zenit a transferir Claudinho por esse valor, o contrato será até dezembro de 2027.
Leia mais: Onde vai passar o jogo do Flamengo hoje: como assistir ao vivo
Mais um ‘menino da Vila’ no Flamengo
Tendo um certo ‘toque’ especial, Claudinho chamou atenção dos torcedores em um fator: foi criado nas categorias de base do Santos. Apesar de crescer com o Corinthians e Ponte Preta, o atleta é um ‘menino da Vila’, sendo mais uma transferência dos alvinegros ao Flamengo.
Somente em 2022, o Mengo já contava com seis integrantes do plantel criados no clube santista. Desde 2016, os rubro-negros já estavam de olho em contratar grandes peças dos paulistas, em busca de criar um elenco recheado de craques. Assim, se tornaram multicampeões, apesar dos altos e baixos de cada atleta.
Jogadores do Flamengo ex-Santos
Gabigol: criado nas categorias de base do Santos, com um amor enorme pela cidade em que cresceu, Gabriel Barbosa chegou ao Flamengo em 2019. Após uma triste passagem pela Inter de Milão, da Itália, chegou a retornar para a equipe alvinegra por empréstimo, mas não se firmou. Por conta disso, os rubro-negros aproveitaram a brecha e assinaram o melhor contrato da vida deles.
Bruno Henrique: companheiro de Gabi nas grandes conquistas do Fla, não cresceu no plantel santista, mas vestiu a camisa anteriormente. Antes de chegar ao clube do Rio de Janeiro em 2019, BH passou pelo Santos por duas temporadas, com bons números. Agora, vive um impasse de renovação com o Mais Querido, apesar da idolatria.
Thiago Maia: mais um ‘cria’ da base alvinegra, Maia chegou ao Flamengo em 2020, emprestado pelo Lille, da França. Apesar disso, foi comprado em definitivo no início de 2022, selando sua permanência até o fim de 2026. Assim como os já citados, apesar de não ter participado da época de ouro de 2019, o jogador já é multicampeão rubro-negro.
Ex-jogadores alvinegros
Além do atual elenco contar com três ex-jogadores do Santos, na temporada passa ainda haviam mais atletas. Apesar do sucesso de Diego Ribas, que decidiu pendurar as chuteiras no fim de 2022, outros nomes acabaram com um triste fim, após tantas críticas da torcida.
Diego Ribas: aposentado no fim de 2022, cresceu nas categorias de base do Santos e foi atuar no futebol europeu. Após uma longa passagem pelo ‘Velho Continente’, chegou ao Flamengo em 2016 e encerrou sua carreira de forma esplêndida. Multicampeão com o rubro-negro, também se tornou um dos ídolos da nova geração, ao lado de outros craques.
Gustavo Henrique: também revelado no plantel alvinegro, o zagueiro vivia uma relação de amor e ódio com rubro-negros. Isso porque suas atuações variavam de acordo com a partida, tendo de ser transferido em 2022. No ano passado, Gustavo fechou o Fenerbahçe, da Turquia, e agora deve permanecer por lá, gerando interesse de compra dos estrangeiros.
Marinho: o jogador chegou a atuar com o plantel sub-20 do Santos, mas também passou pelas bases do Fluminense e Internacional. Após rodar o mundo futebolístico em diversos clubes, se firmou no clube alvinegro praiano em 2019, em que chegou a ser ‘Rei da América’. Apesar disso, fechou com o Flamengo em 2022, e hoje, está no Fortaleza, depois de não demonstrar em campo a habilidade que tinha na equipe santista.
Mais um santista no elenco?
Mesmo sendo conhecido por ter atuado nas categorias de base do Corinthians e Ponte Preta, Claudinho também vestiu a camisa do Santos durante sua juventude. ‘Menino da Vila’, se destacou ao chegar no Red Bull Bragantino em 2018, e foi transferido ao Zenit, da Rússia. Se tornando ídolo no país estrangeiro, agora o brasileiro deve estar perto de retornar ao seu país natal, comprado por quantias milionárias.